As Carpas Japonesas Coloridas
10 de janeiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: as complexas criações das carpas coloridas de alto valor, cuidados na sua manutenção, podem morrer com excesso de alimentos., seleções rigorosas | 2 Comentários »
É comum que o grande público aprecie as carpas coloridas japonesas, conhecidas no Japão pela denominação nishikigoi. Mas para se selecionar pelas suas raras belezas, muitos especialistas se dedicam por décadas nestes aperfeiçoamentos. Etienne Balmer escreveu um artigo sobre o assunto, que foi publicado no Japan Today.
O Japão exporta 90% da produção do nishikigoi, as carpas coloridas que também são conhecidas e criadas no Brasil. Foto publicada no site do Japan Today
Um dos japoneses que se dedicou ao aperfeiçoamento do nishikigoi no Brasil foi Teruo Wakabayashi, que foi o líder da Yakult no país. Estas carpas coloridas apresentam cores variadas como o branco perolado, vermelho brilhante, cinza nublado, azul escuro, amarelo dourado reluzente e suas combinações, com desenhos impressionantes. Sua curvatura é importante e nos concursos para sua competição chegam a pesar 60%, 30% pelo contraste entre outras características. Dos 10% restantes, faz parte o hinkaku, que seria com sua aura ou presença, segundo o artigo.
Para a sua preservação, muitos fatores são importantes, como a qualidade da água, profundidade do local, defesa contra os gaviões, alimentação restrita. Muitos dos peixes morrem com excesso de alimentos lançados indevidamente pelos seus admiradores.
Os produtores do nishikigoi se preocupam com as águas, dividindo os peixes pelas idades e pelas cores. Somente os que têm bons potenciais são preservados. É um trabalho dedicado, que exige muito amor e persistência.
As técnicas hoje utilizadas são as melhores de engenharia genética. No Japão, as carpas que sobem pelos rios são símbolo da força e dos homens, havendo um setor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Tóquio para cuidar do assunto. Nos leilões, uma carpa especial pode chegar ao preço de US$ 265 mil.
Nishikigoi no Pavilhão do Japão, Parque do Ibirapuera
Muitos apreciadores destas carpas coloridas entendem que observá-las é uma forma de encontrar a paz de espírito. No Pavilhão do Japão, no Parque Ibiapuera, em São Paulo, pode-se apreciar algumas delas.
YOKOTA, as carpa não são japonesas, mas, sim, chinesas. No Brasil, comete-se esse equívoco por causa dos imigrantes japoneses.
Cara Simone Aparecida,
A carpa é encontrada em diversos países, mas com a coloração do tipo que estamos tratando não observei na China.
Paulo Yokota