Carnaval no Brasil e Sua Evolução
13 de fevereiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: a volta dos blocos, alegria mesmo com as dificuldades, necessidade da manifestação da alegria | 4 Comentários »
Quem acompanha a evolução do carnaval no Brasil observa que mudanças importantes estão se observando ao longo do tempo nesta manifestação popular que impressiona o mundo.
Carnaval da elite do começo do século XX no Brasil
Ainda que existam indícios do Carnaval no século XIX no Brasil, tudo indica que não tinha a dimensão que foi ganhando com o tempo.
Primeiras manifestações populares no início do Carnaval no Brasil
Chegou-se aos maiores espetáculos do mundo que impressionavam a todos pela sua grandiosidade, mesmo quando as condições econômicas não eram as mais favoráveis, mostrando que o povo brasileiro era marcado pela alegria, mesmo na diversidade econômica e política.
Desfile da escola de samba campeão de 2015 no Rio de Janeiro, que era considerado o maior espetáculo da Terra
Neste ano de 2018, está se constatando que por todo o Brasil o Carnaval está sendo dominado pela proliferação de blocos, que permitem uma participação ativa da população com custo relativamente baixo, alguns com dimensões impressionantes.
Até em São Paulo os blocos mais espontâneos ganharam dimensão
O movimento diferente dos desfiles de grandes escolas de samba do Rio de Janeiro começou em Salvador da Bahia, para ganhar novas características na sua disseminação por todo o país.
O clima da praia de Salvador e o uso dos trios elétricos ajudaram na consolidar um Carnaval mais popular e espontâneo
Mas ainda perduram no Rio de Janeiro blocos tradicionais, sendo que alguns se aproximam dos seus centenários, mostrando que a alegria está muito arraigada no povo brasileiro.
Cordão da Bola Preta do Rio de Janeiro comemora o seu centenário neste ano
Paulo Yokota:
O que aconteceu com o seu blog? Faz dias que eu, simplesmente, não conseguia ler os artigos. Pensei até que o senhor estava me bloqueando por eu emitir opiniões que discordam do economista. Eu clicava no título do artigo e nada!
Cara Simone Aparecida,
Tivemos alguns problemas no site, que só agora consegui resolver.
Obrigado pela sua observação e esteja certa que respeito as opiniões até com as quais discordo.
Paulo Yokota
Graças a Deus! Concordo com a leitora Simone! Finalmente, eu estou conseguindo ler os excelentes artigos do Ásia Comentada!
Caro Carlos Silva,
Obrigado pelo comentário,
Paulo Yokota