Intercâmbio da China Com a Itália Desde o Século XIII
5 de fevereiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: acervos de 47 museus, artigo no China Daily, exposição de objetos de arte
Um artigo de Feng Zhiwei, publicado no China Daily, informa sobre a exposição do intercâmbio cultural da China com a Itália do século XIII a XVI, que será apresentado no Hunan Museum em Changsha, na província de Hunan na China.
Uma das obras que serão expostas no Museu de Hunan
As obras desta fabulosa exposição de 250 objetos pertencem a 22 museus chineses e de 26 outros países do mundo, inclusive do Metropolitan Museum of Art de New York e do Uffizi Gallery de Florença e ficarão expostas até o fim de abril.
Outra obra que será exposta no Museu de Hunan
Eu pessoalmente não sabia que havia comprovações do intercâmbio cultural da China com o Ocidente desde o século XIII, ainda que mercadores italianos tivessem procurado o País do Meio, como relatado por Marco Polo.
Este vaso chinês possivelmente foi levado para a Itália
Outra pintura constante da exposição do Museu de Hunan
Se havia um intercâmbio cultural desta natureza desde o século XIII a XVI é de se supor que os italianos já tinham conhecimento dos mapas chineses da época, que mostravam que eles estiveram nas Américas muito antes de Cristóvão Colombo, como os que tive oportunidade de ver no Japão.