Alimentação das Crianças na Primeira Infância
12 de março de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: artigo no site da UOL, cinco alimentos relevantes para o desenvolvimento cerebral, consulta aos especialistas brasileiros
Um artigo elaborado por Vivian Ortiz foi publicado no site da UOL destacando cinco alimentos que poderiam ajudar no desenvolvimento cerebral das crianças até os seus cinco anos, quando 85% do cérebro estariam desenvolvidos. Não parece conveniente que se preocupe somente com o cérebro.
Nunca parece destacar a importância do leite materno na saúde das crianças, não só no seu desenvolvimento cerebral
A articulista informa que consultou o doutor Marcelo Silber, pediatra e neonatologista pela Universidade de São Paulo, Adriane Bomgosto, nutricionista comportamental, e Giovani Oliveira, nutricionista, que certamente estão baseados em conhecimentos científicos acumulados por muitos e que constam da literatura especializada, que não deve se restringir ao aspecto cerebral.
Há um razoável consenso que o leite materno é relevante, no mínimo, pelos seis primeiros meses após o nascimento, mesmo que a mãe conte com outros encargos. Nunca parece que destacar o aspecto psicológico deva ser desconhecido. Os consultados destacaram posteriormente o ovo, que também está sendo aconselhado pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
O peixe voltou a ser considerado relevante, mas não parece necessário que se cozinhe como recomendado. Os japoneses observam que mesmo cru são bem aceitos pelas crianças, sempre com cuidados sobre os espinhos. Há recomendações do uso dos brócolis, que contêm vitamina K, mas também outros legumes assemelhados, com folhas verdes escuras que possuem capacidades antioxidantes.
Peixes apreciados pelas crianças
Na realidade, as crianças tendem a copiar o que seus pais fazem e se estes costumam alimentar-se de forma balanceada e diversificada atende quase a totalidade das necessidades das crianças em toda a sua saúde. Mais frutas parecem ser recomendáveis, evitando-se bebidas açucaradas, sem exageros.
Os asiáticos costumam misturar muitos vegetais com o arroz, de forma atrativa para as crianças
Ainda que mesmo as crianças tenham suas preferências, parece indispensável evitar-se a concentração somente em massas, havendo possibilidades de que os alimentos indispensáveis estejam misturados de forma equilibrada, evitando-se os que contenham muitos agrotóxicos e conservantes químicos, ainda que sejam práticos.
Como tenho três netos, todos acostumados com alimentações diversificadas, observo que, mesmo as que são de suas preferências, são consumidas de forma adequada, se preparadas de forma conveniente, o que tende a se tornar um hábito.