O Abacate Virou Moda no Mundo
28 de maio de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: a produção brasileira e mexicana, consumo do abacate nos Estados Unidos e no mundo, o avocato de preferência no exterior, versões doces e salgadas
Um artigo de Marcos Candido, da Universa, publicado no site da UOL, informa que o abacate, principalmente na versão do avocato, se tornou uma moda mundial, com seu consumo aumentando rapidamente.
O abacate mais conhecido no Brasil
Informa-se que o abacate, antes conhecido como uma fruta gordurosa, hoje é considerado extremamente saudável, contendo vitaminas A, B, C e E, além de cobre, manganês, fósforo, potássio e zinco. O principal produtor mundial é o México, cerca de quatro vezes mais que o Brasil, notadamente na variedade conhecida como avocato, de preferência dos norte-americanos, de onde se espalhou pelo mundo, menor e mais escuro na casca que o brasileiro, com maior resistência. Sua exportação está estimada em um milhão de toneladas ano. No exterior, este produto é mais apreciado na forma salgada, parte do guacamole, mas também com salada ou até na forma parecida com o de uma maionese, colocada sobre torradas. Poucos consomem como sobremesa, na forma de creme ligeiramente doce, com pitadas de limão.
O produto chegou até a Ásia, incluindo o Japão e a Oceania, onde na Nova Zelândia e na Austrália há contrabando deste produto. A Filipinas é um produtor, pois a fruta é mais bem produzido nas regiões tropicais.
O avocato tem uma casca escura e sua dimensão é adequada para o consumo individual, sendo mais resistente para o transporte
O abacate está sendo oferecido nos restaurantes em muitos lugares do mundo, predominantemente na forma salgada, sendo adequado para cardápios veganos e vegetarianos. Seus preços estão em alta no mercado internacional, informando-se que em 2017 teria subido 125%, segundo informações da associação de restaurantes dos Estados Unidos. As exportações mexicanas para o país vizinho teria aumentado 14% de 2015 para 2016.
A produção brasileira para colocação no mercado local exige a sua colheita um pouco verde, para chegar aos consumidores próximo do ponto ideal, que já é ligeiramente mole. As pesquisas devem ser intensificadas para se obter produtos mais resistentes por mais tempo, principalmente quando se visa mercados externos. Também outros produtos, como as frutas, devem contar com a produção durante o ano todo, ainda que de regiões diferentes.
É de se acreditar que o abacate tem condições de ser colocado na forma de creme para sobremesa doce, com variados sabores, até no mercado internacional, ajustado às preferências locais, com a adição de licores, por exemplo, como oferecidos em restaurantes brasileiros.
Creme de abacate doce, com variados sabores.