O Porto de Itaqui Atende à Região de Matopiba
23 de julho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: aumento considerável do movimento dando uma alternativa, discussão antiga, porto de Itaqui para escoamento da produção agrícola de Matopiba
Quando se concluiu o porto de Itaqui para atender à exportação de minérios de Carajás, tive uma discussão com José Sarney sobre a sua potencialidade como final de um corredor de exportação, o que ocorre agora para atender à região de Matopiba – Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, no mínimo, como registrado na coluna broadcast agro do Estadão.
Porto de Itaqui construído para o escoamento dos minérios de Carajás tornou-se uma alternativa para as exportações de cereais da região de Matopiba
Todos sabem que o porto de Itaqui, construído para o escoamento dos minérios de Carajás, é extremamente estratégico pela sua localização no Maranhão, por ser mais próximo dos Estados Unidos e da Europa, como a sua profundidade natural de até 23 metros permite receber navios de grande porte. Sempre se esperava que produções de grãos ocorressem na sua proximidade, começando pelo Estado do Pará e Maranhão. José Sarney, que conhecia muito bem o seu Estado, afirmou que isto só seria possível se produtores do Sul fossem para a região, pois os maranhenses não se davam para estes trabalhos, por contarem com o babaçu e os patos que vinham do Canadá para a baixada do Estado para se alimentarem sem nenhum trabalho adicional.
Hoje, o fato concreto é que áreas consideradas pobres, como o do Piauí, Maranhão aos quais se somam os do Tocantins e do Oeste baiano, pela sua topografia favoreceram produções em grande escala, mecanizadas, para a produção de grãos como o milho e a soja. Sem grandes dificuldades, podia ser escoada por suas estradas rodoviárias para Itaqui, que não apresentam problemas como das regiões com muitas chuvas, destinando-se à exportação internacional. O seu uso vem crescendo significativamente nos últimos anos, como registrado na nota no Estadão, tendo potencialidade para continuar neste ritmo por muitos outros anos.
O que seria desejável que valores fossem acrescidos pela sua industrialização, como a produções de óleos e farelos, e mesmo rações já preparadas para utilizar os recursos humanos disponíveis no Brasil. Ainda que outros países desejem utilizar suas fábricas, uma parcela poderá ser produzida no Brasil, tanto para o mercado interno como externo.
Quando o escoamento para o Sudeste brasileiro encontra limitações das longas estradas que sempre apresentam problemas de muitos desastres, e as ferrovias não se completam com a velocidade desejada, a saída pelo Norte, tanto pelos rios como pelas rodovias, é relevante, ajudando a desenvolver uma vasta região do Brasil, que hoje se encontra mais dinâmica do que outras tradicionais.
Como já registrava Pero Vaz de Caminha no ano de 1.500, no Brasil plantando tudo dá e poderia se gerar muitos novos empregos dos quais os brasileiros estão precisando pela falta de atividades mais racionais dos dirigentes brasileiros.