Uso Exagerado de Celulares Provoca Aumento de TDAH
26 de julho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: artigo publicado no Japan Today, pesquisa com 2.600 adolescentes de Los Angeles, publicado no Journal of American Medical Association
Um artigo de Nicholas Kamm, publicado no Japan Today, informa que o uso exagerado de celulares (smartphone) provoca um modesto, mas consistente, aumento de TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade nos adolescentes.
Uso exagerado de smartphone pelos adolescentes indica a possibilidade de aumento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, que pode ocorrer também com adultos
As descobertas publicadas no Journal of American Medical Association decorrem de pesquisas efetuadas com 2.600 adolescentes de Los Angeles e ainda são indicações preliminares, como contestado por muitos especialistas. Mas indicaram que isto acontece com cerca de 10% dos jovens, que pode ser comparado com 4,6% dos que não usam o smartphone regularmente, não somente para a comunicação como obter informações pela internet, além ouvir músicas e utilizar as redes sociais. Os percentuais são modestos, mas consistentes, segundo o autor do artigo.
O professor de medicina preventiva e psicologia da Universidade Sul da Califórnia Adam Leventhal informa que as conclusões parecem sólidas, mas devem ser complementadas por outras pesquisas adicionais. Há indicações que estes fenômenos estariam aumentando com o uso contínuo destes aparelhos, que provocam outros problemas com o seu exagero, como os jogos de videogames pelas crianças e até adultos.
Muitos pesquisadores afirmam que os autores foram cautelosos para não exagerarem nas interpretações. 80% dos estudantes usam estes smartphones, não havendo ainda indícios de aumento generalizado do TDAH. Muitos sugerem que outras pesquisas mais específicas sejam realizadas, pois existem indícios preocupantes.