Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Promoções na Alibaba Para Superar as Quedas no Ano

12 de novembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: agressividade nas vendas do Dia do Solteiro da Alibaba, capacidade de vendas dos grupos chineses, US$ 30 bilhões de vendas em 24 horas

Como a China está sendo afetada pela política de Donald Trump neste ano que procura atingir os chineses com a acusação de tomarem medidas fora das usuais em concorrências internacionais, o grupo Alibaba, que compete com a Amazon norte-americana nas vendas online, efetuou neste Dia do Solteiro (11 de novembro) uma promoção especial que em 24 horas superou a US$ 30 bilhões de venda, mesmo com redução de sua comissão.

imageO cofundador do Alibaba e Chairman Executivo Jack Ma, acompanhando as vendas do Dia do Solteiro, que chegaram a superar US$ 30 bilhões em 24 horas, junto com outros executivos da empresa. Foto da Reuters, publicada no artigo do The Japan Times, que vale a pena ser lido na íntegra

Estas vendas em yuan foram de 213,5 bilhões e superaram os 168 bilhões do ano passado. Este recorde com aumento no ano de 27%, caiu dos 39% de aumento obtido no ano anterior, sendo o menor nos últimos 10 anos, mostrando que a China está sentindo os efeitos da política atual dos norte-americanos que visa atingir principalmente aquele país. As comissões obtidas pela Alibaba com o uso de suas plataformas estão baixando e seus clientes tradicionais em Beijing e Xangai não compraram tanto, sendo que os aumentos ocorreram nas regiões menos desenvolvidas. Os itens de produtos mais vendidos foram de pequenos eletrodomésticos e cosméticos, sendo que os aparelhos de grande porte e itens do mercado imobiliário foram mais fracos. O vice-presidente da Alibaba, Joe Tsai, explicou que se os clientes não estão adquirindo imóveis acabam também não demandando eletrodomésticos para seus apartamentos.

Outras informações, como os constantes dos artigos do Nikkei Asian Review, dizem que os consumidores chineses estão mais cautelosos, apertando seus cintos nos últimos meses.

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Gráfico publicado no artigo do Nikkei Asian Review mostrando que os consumidores chineses estão mais cautelosos nos últimos meses

Neste mesmo artigo, observa-se que os chineses estão mais cautelosos na aquisição de imóveis, fazendo com que seus preços não subam como no passado, conforme gráfico abaixo.

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Estes dados parecem demonstrar que a Alibaba é muito competente para conseguir vendas online adicionais como conseguiram neste Dia dos Solteiros, apesar do quadro geral da economia chinesa.

Tudo indica que a competição internacional com organizações como a Amazon tendem a elevar-se também fora da China, inclusive no Brasil, como declarou Michel Evans, presidente da Alibaba, na matéria publicada no Valor Econômico. Isto exige que os grupos que atuam neste país, principalmente os brasileiros, acelerem suas medidas visando continuar competitivos na venda para o varejo de muitos dos seus produtos, pois os chineses já trabalham com 180 mil marcas em 200 países, contando somente na China com mais de 1.111 lojas.

No mundo cada vez mais capitalista, as concentrações das grandes organizações, inclusive de vendas a varejo online, continuam aceleradas exigindo que, com o novo governo brasileiro, estas redes sejam suficientemente pragmáticas para poder competir de forma adequada.