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Problemas de Comunicação Social e a Previdência Social

19 de fevereiro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: como os congressistas decidirão sobre as mudanças na Previdência Social, mas os eleitores estão informando os congressistas sobre os aspectos que os afetam no novo projeto da previdência social, todos estão conscientes da sua importância

O problema da comunicação social está se tornando mais grave não somente no Brasil. Mesmo as televisões, os jornais e revistas estão sendo obrigados a utilizar jovens jornalistas, em menor número, para sobreviverem, dadas à queda de suas receitas. Os meios eletrônicos estão sendo mais utilizados para se comunicar também com os parlamentares. Tudo indica que a massiva notícia que o déficit da Previdência Social no Brasil é um problema grave já foi entendida pela população, mas os eleitores estão mais ligados com o problema de como serão afetados pessoalmente com as mudanças. Eles transmitem essa posição aos congressistas, tendendo a aumentar os que são contrários às reformas nas votações, pois sempre existe algo que os atingem. O governo parece estar perdendo esta verdadeira guerra de comunicação, mesmo que o presidente Jair Bolsonaro se envolva diretamente nesta campanha.

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O confuso plenário do Congresso Nacional que dará a sua posição sobre a reforma da Previdência Social

Tudo indica que a proposta que está sendo colocada em discussão, elaborada pela equipe do ministro da Economia Paulo Guedes e aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro, é de difícil compreensão mesmo para os especialistas no assunto, até porque não fica claro qual é realmente a proposta, com frequentes mudanças, mesmo que seja para início das negociações com os parlamentares. Por abranger uma ampla gama de aspectos, sempre haverá pontos que desagradam alguns eleitores, que estão relacionados com as suas necessidades mais imediatas, mesmo que se explique que a reforma será para os novos trabalhadores com uma implementação paulatina ao longo do tempo. Lamentavelmente, o que vai acontecer na economia como um todo no futuro é muito vago para os eleitores que enfrentam as dificuldades do seu dia a dia.

Parece indispensável que os pontos fundamentais da reforma sejam divulgados intensamente pelo governo nas redes sociais, que hoje já possuem maior importância que os muitos meios de comunicação social tradicionais, que estão perdendo a sua relevância. Os parlamentares parecem ser influenciados pelos meios eletrônicos, mais ágeis para transmitir as queixas específicas dos seus eleitores. O presidente Jair Bolsonaro tem utilizado muito estes meios para transmitir à sociedade o que ele vem decidindo. Até agora, talvez por falta de uma decisão final do projeto atual da Previdência Social, o assunto não tem sido abordado. Ele deve ir ao Congresso para entregar o que seria o seu projeto para ressaltar a sua importância, mas é indispensável que seja traduzido para uma linguagem que seja compreensível pelos eleitores brasileiros.

Os ministros, como Paulo Guedes, infelizmente, não possuem o dom carismático da comunicação com as massas. O presidente, que teria esta qualidade, não consegue resumir os pontos fundamentais da reforma que beneficiam os eleitores, dada a sua elevada complexidade. Até agora, mesmo com as manifestações de alguns partidários do governo, a preocupação surda dos eleitores, que são em grande número, parece estar prevalecendo, determinando as possíveis votações dos congressistas.