Rara Madonna com Criança Encontrada em Nagasaki
7 de março de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: a longa tradição cristã de Nagasaki, número elevado de santos reconhecidos pela Igreja Católica, obra do artista católico Seikyo Okayama (1895 – 1977)
Poucos sabem que Nagasaki conta com muitos católicos japoneses que permaneceram secretamente durante o longo período em que os cristãos foram perseguidos no Japão.
Coleção de Toshiaki Yamaguchi, uma pintura de Madonna e Criança com feições japonesas, de Seikyo Okayama, recentemente descoberta e publicada no artigo do Yomiuri Shimbun
O número de santos japoneses reconhecidos pela Igreja Católica Romana supera a mais de duas centenas. Durante a longa perseguição aos cristãos no Japão, alguns deles alegaram que não eram dignos de morrer com Jesus. Eles foram crucificados com suas cabeças para baixo, mas não negaram suas crenças. O núcleo principal de cristãos no Japão foi mantido secretamente, principalmente na região de Nagasaki, que também foi atingida pela segunda bomba atômica no final da Guerra Mundial. Alguns deles imigraram para o Brasil, continuando a ser o grupo de católicos com seus descendentes, vivendo discretamente.
As pinturas destes santos japoneses foram feitas em Macau, onde os jesuítas mantiveram uma base para a Ásia por séculos. Tive a oportunidade de atender a uma exposição efetuada em Tóquio de algumas destas pinturas.
A recente descoberta de trabalhos mais recentes foi avaliada pelos especialistas, sendo pintados sobre seda com pigmentos como os utilizados por Seikyo Okayama, assegurando-se a sua autenticidade.