Humanidade Mais Pobre Com o Incêndio de Notre Dame
16 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: mas a Humanidade, não somente a França, um dos mais importantes símbolos do mundo, um patrimônio que não pode se expressar em valores
Todos nós ficamos mais pobres com o incêndio da Catedral de Notre Dame, em Paris. Um patrimônio que resistiu a duas Guerras Mundiais. Estamos tristes e inconformados, qualquer que se sejam as suas causas.
Incêndio destrói quase tudo da Catedral de Notre Dame, um dos mais expressivos patrimônios da Humanidade, que passava pela reforma do seu imenso telhado
Os que a visitaram pessoalmente ou a conhecem por fotografias ou filmagens, todos se sentem tristes pela perda irreparável, independente das nacionalidades ou religiões que professam. Certamente, mais os franceses, mas todos os que têm o mínimo de sensibilidade com o patrimônio da humanidade acumulado ao longo de muitos séculos.
Podem existir outros símbolos, mas certamente a Catedral de Notre Dame figura entre os mais expressivos que sensibilizam os seres humanos. Não é à toa que, mesmo nas duas guerras mundiais, ninguém ousou sequer a bombardeá-la, o que seria fácil por ficar à beira do rio Sena em Paris, que muitos consideram a capital do mundo pela sua importância cultural.
Mesmo restaurada, com muitas das suas imagens que estavam recolhidas diante as obras pela qual passava. Os seus vitrais são reconhecidos em todo o mundo.
Raros são os vitrais como os da Catedral de Notre Dame
A arquitetura da Catedral de Notre Dame é impar e reconhecida com facilidade em todo o mundo.
Arquitetura excepcional da Catedral de Notre Dame ao lado do rio Sena, em Paris