Molho de Soja Transparente
23 de maio de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: adequado para a culinária ocidental, aperfeiçoamentos constantes que vêm desde a Era Meiji, um molho de soja (shoyu) transparente que mantém todas as suas qualidades
Um artigo de Bem K sobre o assunto foi publicado no Japan Today. Refere-se a um shoyu transparente produzido pela Fundadoi Goyo, que atua no mercado destes produtos desde a Era Meiji no Japão. Para marcar a transição da Era Heisei para a Reiwa, lançou este novo produto que tem todas as melhores qualidades do shoyu trandicional, com toda a riqueza de seus sabores que ressaltam os produtos utilizados na culinária, tendo a vantagem de ser transparente, dando melhor aparência para muitos pratos.
Foto: Fundodai GoyoComida
A empresa é a mais tradicional da província de Kumamoto, no Japão, e o seu shoyu já é famoso por mais de um século. O novo produto não é como o molho de soja claro que também é utilizado no Japão, mas, além de manter o seu sabor tradicional, tem a qualidade de ressaltar os dos produtos utilizados na culinária, sendo extremamente conveniente também para a culinária ocidental, ajudando na melhoria de sua aparência.
Há uma onda de produtos transparentes no Japão, como o chá que aparenta ser idêntico à água, mantendo todo o seu sabor. Neste caso, não só contribui na sua melhor aparência, como ressalta o sabor das matérias-primas utilizadas. Por exemplo, o atum que é apresentado de forma natural, mas que já contém o molho desejado.
Pedaços de atum cru já temperado, que tem uma ótima aparência. Foto do Fudodai Goyo, constante do artigo no site do Japan Today
Também uma massa com macarrão japonês, mesmo contendo shoyu, não fica mais escura, podendo ser combinado com pedaços de atum e cogumelo shimeji.
Foto constante do artigo no site do Japan Today
Também massas do tipo mais ocidental, com frutos do mar, podem apresentar suas aparências naturais, ainda que tenham sido condimentadas com o molho de shoyu transparente.
Massa do tipo ocidental, com frutos do mar que, apesar de usar o molho shoyu, mantém sua aparência natural. Foto do Fudodai Goya
O sashimi, tipo usuzukuri (cortado fino), já pode vir temperado com o molho de soja transparente, mantendo sua aparência original.
Sashimi usuzukuri já com shoyu transparente. Foto do Fundodai Goyo
Também pratos de carnes malpassadas, como os preferidos pelos japoneses e até muitos ocidentais, principalmente os franceses, devidamente temperados com o shoyu transparente podem ser apresentados de forma atraente na sua aparência.
Carne malpassada já temperada com o novo shoyu em foto do Fundodai Goyo
Outra vantagem deste novo shoyu transparente é que se evita o inconveniente de manchas nas roupas, que costumam apresentar problemas para a sua completa eliminação. São, certamente, avanços que se espera que chegue rapidamente ao Brasil.