Novo Trem Rápido Entre Guangzhou e Macau na China
1 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Trem Rápido | Tags: infraestrutura para manter o crescimento econômico da China, ligação de Guangzhou e Macau, trem bala com velocidade de 210 quilômetros por hora
A China continua tomando medidas de implantação na sua infraestrutura visando manter o elevado ritmo do crescimento de sua economia. Para o período de 2018 a 2038 aprovou um novo trem bala cobrindo cerca de 200 quilômetros, por um trem bala que atinge a uma velocidade de 210 quilômetros por hora, ligando Macau (próxima a Hong Kong) com Guangzhou, uma das cidades mais avançadas tecnologicamente naquele país.
Uma das regiões mais desenvolvidas da China, ligada com um trem rápido que chega a 210 km/hora, entre Guangzhou e Macau.
Quem viaja pela China acaba descobrindo que os trens mais rápidos do mundo estão instalados naquele país. Entre o aeroporto internacional e a cidade de Xangai utiliza-se um trem rápido que chega a 170 quilômetros por hora em alguns minutos, levitando, sem a mínima tribulação, que já funciona a cerca de 10 anos.
Agora, quando se teme no mundo que a economia chinesa que vem crescendo mais de seis por cento ao ano, sofra uma desaceleração com os conflitos comerciais com os norte-americanos, as autoridades chinesas continuam implantando na sua infraestrutura ligações ferroviárias rápidas, alem da eficiente ligação ferroviária que o interliga as principais regiões daquele país. Todos sabem que estas construções são extremamente eficientes para manter o crescimento econômico, prevendo-se que mesmo com alguma desaceleração, continuará entre as mais elevadas no mundo.
Trens rápidos chineses preparados para ligarem cidades importantes da China em pouco tempo, superando até o uso da aviação, diante dos tempos de embarques nos aeroportos; foto constante do artigo no site do China Daily.
A construção destas ferrovias rápidas demora menos do que ocorre em outros países desenvolvidos como o Japão que tenta ligar Tokyo, inicialmente a Nagoya, pretendendo chegar a Osaka, cuja construção deve demandar mais de uma década. Conversando com um empresário experiente da construção pesada sobre o assunto, fui informado que seu objetivo era maximizar o seu lucro, e uma construção demorada permitir ir faturando pelas suas instalações dos canteiros de obras, o que não acontece na China que não é uma economia capitalista plena.
Trem rápido chinês passando por uma região montanhosa, foto constante do artigo no site do China Daily.
O Brasil que necessita melhorar o seu crescimento econômico para atender um elevado percentual de recursos humanos desempregados ou pouco aproveitados, além da construção da infraestrutura, necessita contar com agência estatal de controle dos projetos privatizados, de forma que estas construções possam ocorrer com a eficiência como dos chineses.
O relevante parece ser a agência oficial que não se volte para os interesses de grupos que já atuam no setor, mas voltadas para os objetivos nacionais. A velocidade da instalação destes projetos acaba reduzindo seus custos, que nem sempre são dos interesses privados.