O Ipê de Variadas Cores
16 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: a flor que e o símbolo nacional brasileiro, nem sempre é do conhecimento dos brasileiros, o destaque deste ano é o mais raro branco, variadas cores | 2 Comentários »
Neste imenso Brasil, a árvore nacional é o pau-brasil, mas o ipê é considerado a flor nacional, apresentando variadas cores, e neste ano o destaque é o branco, mais raro. Na maioria dos países, estes símbolos são bastante prestigiados, como o sakura do Japão, que também conta com muitas variedades. A madeira do ipê é dura e considerada nobre.
O ipê amarelo é o mais popular no Brasil
O ipê amarelo é o mais difundido no Brasil, contando com as flores de diversos tons de ouro dourado, sendo o que se destaca principalmente na Mata Atlântica. Existem algumas variedades, alguns com cachos e outros separados. Mesmo nas metrópoles como São Paulo existem muitas até nas ruas, sendo as que apresentam suas florações no começo desta estação, já em torno de agosto.
Mas também existem os que preferem o ipê roxo, que costuma prosseguir na floração ao amarelo, tendo o seu pico em setembro, que também está difundido inclusive nas cidades, com tons que vão dos mais suaves até os mais acentuados. Houve um período que se acreditava que a casca desta árvore tinha propriedades médicas, o que não se comprovou cientificamente.
O ipê chamado roxo apresenta vários tons, dos mais claros aos mais escuros
Neste ano, principalmente em São Paulo, a florada do ipê branco, mais rara, foi bastante intensa, havendo muitos brasileiros que não a conheciam. Mas mostrou que também conta com a sua beleza, e sua florada é mais tardia, em setembro, e suas flores se dispersam em poucos dias.
Muitos brasileiros nem sabiam que existia um ipê branco
O ipê é encontrado em amplas regiões do território brasileiro, desde o Amazonas, passando pelo cerrado e até a Mata Atlântica. Os estrangeiros que visitam o Brasil, que costumam valorizar suas plantas, ficam encantados com a sua beleza, e estranham que os brasileiros não conheçam mais de suas plantas, talvez até pelo seu elevado número e ricas variedades.
Bom dia como eu amo a natureza,sou uma admiradora dessas maravilhas árvores ipê, quantas cores fantástica eu gostaria de ter cada uma dessas cores aqui no meu quintal, são muito lindas. Alegra a manhã de qualquer um!
Cara Natalina,
Tenho a impressão que o ipê, com todas as variedades de suas flores, seria uma das árvores mais interessantes no mundo, mas o Brasil não dá ainda a importância que outros países dão aos seus símbolos nacionais.
Paulo Yokota