Japão e as Empresas Centenárias
19 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: 33 mil empresas centenárias no Japão, a mais antiga conhecida é uma loja de chá aberta em 1.160 em Quioto, artigo no BBC inglês | 4 Comentários »
Um artigo de Bryan Lufkin foi publicado no BBC inglês informando que no Japão existem mais de 33 mil empresas centenárias, sendo que a mais antiga conhecida é uma casa de chá em Quioto, que foi aberta no ano 1.160, chamada Tsuen Tea.
Yusuke Tsuen, 38, é o proprietário do Tsuen Tea, com cerca de 900 anos, que toca a empresa familiar, segundo matéria publicada em BBC, que vale a pena ser lida na íntegra
Em 2019, havia mais de 33 mil empresas no Japão com mais de 100 anos de existência. Entre as mais conhecidas, a construtora Takenaka foi fundada em 1610, e empresas como a Suntory e Nintendo são dos anos 1800s. Apesar de antigas, elas precisam ser atualizadas nas formas de sua administração, acompanhando as mudanças que continuam ocorrendo na economia.
É interessante que algumas hospedarias tradicionais do Japão estão sob controle dos mesmos familiares por diversas gerações, tendo o orgulho de terem recebidos hóspedes ilustres no passado. É o caso de Hiragiya, em Quioto, que é mantido por seis gerações da família Nishimura, que ao completar 200 anos de funcionamento recebeu hospedes ilustres como Charles Chaplin e Louis Vuitton.
Akemi Nishimura que mantém o Hiragiya, em Quioto, por seis gerações, e recebeu no aniversário de 200 anos, hospedes ilustres como Charles Chaplin e Louis Vuitton, segundo artigo publicado no BBC
Aspecto atual do Tsuen Tea, fundado no ano 1160 em Quioto, em foto constante do artigo no BBC
É sempre interessante conhecer também o que já ocorreu ao longo da história, mas deve-se reconhecer que é muito difícil manter o que foi montado no passado. Porém, os japoneses, mais que muitos outros povos, procuram preservar parte de sua história.
Excelente texto!
Caro Miguel Araújo Ferreira,
Muitíssimo obrigado pelo comentário.
Paulo Yokota
Sr. Yokota:
Sou fã das marcas japonesas! Sem dúvida, um espetacular artigo!
Caro Giancarlo Silva L. Santos,
Obrigado pelo seu comentário. O que parece é que pequenas empresas japonesas conseguem se manter, mas as grande que atuam no mercado mundial não estão conseguindo acompanhar as mais dinâmicas, o que é sempre difícil num pais onde a sua população está se reduzindo e envelhecendo.
Paulo Yokota