Profissionais de Medicina em São Paulo Afetados Pelo Coronavírus
2 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: dados até 31 de março de 2020, desde médicos conhecidos até funcionários modestos, matéria no portal WSCOM, muitos já recuperados | 6 Comentários »
Um artigo publicado no Portal WSCOM informa que muitos profissionais brasileiros de medicina foram atingidos pelo coronavírus, alguns com mais gravidade exigindo respiradores e outros tratamentos até outros mais simples, que já foram considerados recuperados, tendo voltado ao trabalho.
Médico infectologista dr. David Uip, que coordenava os trabalhos de combate ao coronavírus no Estado de São Paulo, considerado contaminado
Outros médicos bastante conhecidos no Brasil, como Raul Cutait, que foi secretário de Saúde no Município de São Paulo e dirigente do Hospital Sírio Libanês, também foi atingido. Outro muito conhecido é o cardiologista Roberto Kalil Filho, também do Sírio Libanês, que era o médico do ex-presidente Lula da Silva.
A matéria informa que no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo foram afastados 125 funcionários, incluindo médicos. No Sírio Libanês, foram 104 profissionais; 348 médicos e auxiliares no Albert Einstein, sendo 169 médicos (entre eles alguns que faleceram), sendo que 47 já foram recuperados e voltaram ao trabalho. No HCor, 34 médicos e outros profissionais foram afastados do trabalho.
Dos 201 que faleceram no Brasil com o coronavírus, 79 estavam num hospital especializado em idosos em São Paulo, e o ministro da Saúde está recomendando que este tipo de concentração seja evitado, principalmente controlado por um plano de saúde.
Prof. Yokota:
Além do fato de profissionais de saúde estarem sendo infectados pelo coronavírus, também estão sofrendo agressões!
Profissionais da saúde são agredidos a caminho de hospitais em São Paulo
https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/03/20/profissionais-da-saude-sao-agredidos-no-caminho-para-os-hospitais-em-sp.htm
Cara Joana Habib,
Obrigado pelo comentário. A grande maioria parece estar aplaudindo os valorosos profissionais de medicina, mas sempre existem os que não entendemos pelos comportamentos pouco racionais.
Paulo Yokota
Dr. Paulo Yokota:
Com toda a sua notória experiência de vida, o senhor acredita que, de um modo geral, os brasileiros tenderão a discriminar os chineses?
Tenho amigos que, infelizmente, só fazem comentários racistas contra o povo da China. Eles culpam os chineses pela COVID-19 ter se espalhado pelo mundo.
Caro Jorge Gomes,
Com os problemas que estão ocorrendo em todo o mundo, infelizmente, está havendo um recrudescimento dos preconceitos em muitos países. Com a importância que a China está adquirindo, principalmente nos avanços tecnológicos, lamentavelmente, esta tendência vai perdurar por um bom tempo.
Paulo Yokota
Por favor, não deixe de se proteger! Sou leitora do blog e seu que o senhor está no grupo de risco. O coronavírus está fazendo muitos estragos pelo mundo.
Beijos.
Cara Julia Fonseca,
Obrigado, como idosos eu e minha esposa estamos tão isolados quanto possível. Esperamos que em breve tenha superada a fase mais crítica deste problema também no Brasil, pois na Ásia e mesmo na Europa já começa um ligeiro declínio do problema, mas que pode provocar novos problemas, pois os virus continuam mudando (em muitos casos para os menos violentos.
Paulo Yokota