Mudança Lenta e Inevitável nas Vendas a Varejo no Japão
30 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: artigo no Japan Today, hábitos japoneses em mudança lenta, lenta mudança para o uso de entregadores das compras no supermercado, uma tendência inevitável após a pandemia atual
Um interessante artigo de Ritsuko Ando foi publicado no Japan Today sobre as compras efetuadas nos supermercados, que mudam lentamente em direção ao que ocorre no Ocidente. Os japoneses costumavam fazer as compras nestes estabelecimentos diariamente, escolhendo o que desejavam pela sua qualidade e frescor. Mas com a atual pandemia está, lentamente, mudando de hábito, aumentando o uso de entregadores em suas residências.
Uma caixa, devidamente preparada para evitar contágios, com um escudo facial fica atrás de painéis de plástico transparente em um balcão de compras em um supermercado da Aeon em Chiba, no final de maio. Foto constante do artigo publicado no site do Japan Today, que vale a pena ser lido na sua íntegra
Os compradores japoneses figuram entre os mais exigentes no mundo, escolhendo e levando para casa diariamente o que vai ser consumido. No entanto, a atual pandemia está forçando esta mudança de hábito, aumentando lentamente as compras entregues em suas residências como já ocorre no Ocidente. Estas entregas que eram de cerca de 2,5% já passaram a 5%.
Na Grã-Bretanha, estima-se que já era de 7% e na China de 15% mesmo antes da atual crise, tendência que os especialistas esperam que continuem aumentando, ajustando-se à atual realidade.
Os compradores japoneses atuais estão notando as filas que se formam nos supermercados, aumentando o risco de contágios. Eles costumam fazer três refeições leves ao dia, inclusive para os filhos, não restando tempo para todas as tarefas. Os consumidores japoneses gastam cerca de US$ 466 bilhões por ano nestas compras, só perdendo per capita para os suíços, noruegueses e israelenses.
Os japoneses já vinham aguardando estas mudanças, mas ainda não contam com gigantescos armazéns para prepararem as entregas frescas com eficiência, o que esperam atingir nos próximos anos. Além das empresas como a Amazon, no Japão existem as Ito-Yokado da rede Seven, a Seiyu e a Walmart da gigantesca Rakuten.
Os empresários japoneses acreditam que esta seja uma tendência para o futuro e não somente uma necessidade temporária. Mas uma especialista informa que não é porque eles hoje compram pizzas desta forma, que deixarão de ir também às pizzarias.
No Brasil, também se observa o aumento dos serviços de entrega utilizando motoboys, de forma mais informal que no Japão, pois os consumidores brasileiros são menos exigentes.