O Ipê é a Árvore Nacional do Brasil
20 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: árvore que se encontra na maior parte do território nacional, menos explorado para o turismo que as cerejeiras no Japão, muitos países possuem uma planta nacional, o ipê de várias cores no Brasil
Muitos países consideram algumas plantas como símbolos nacionais e os exploram para efeito de turismo. No Japão, são famosas as cerejeiras que apresentam diversos tipos e foram transportadas até para outros países, como os Estados Unidos e o Brasil. O ipê é considerado a árvore nacional brasileira, apresentando excepcionais flores de diversas cores, mas não é explorado adequadamente pelo turismo. Suas madeiras também são bastante utilizadas.
O ipê amarelo é encontrado em muitos lugares do Brasil, destacando-se até no meio da floresta pela sua coloração
O ipê amarelo é apreciado tanto pelos brasileiros como pelos turistas estrangeiros e suas flores se espalham até pelo chão, sendo encontrado nas florestas como no cerrado, onde se destaca das demais árvores pelo forte colorido que se diferencia das demais. As suas madeiras são também aproveitadas para diversas finalidades. Mesmo nas metrópoles, como São Paulo, os ipês foram plantados nas ruas e nos parques, trazendo um pouco de alegria para a população. Mas não é única coloração que ela apresenta, rivalizando com o roxo (de diversas tonalidades), também bastante encontrado em várias partes do Brasil.
Ipê de roxo tem diversas tonalidades
O menos frequentes entre os diversos ipês são os brancos, que também são encontrados em diversas regiões brasileiras, mas chamam menos atenção que os demais
Ipê branco, menos frequente, mas também de muita beleza
Houve um período em que o ipê roxo ganhou grande notoriedade no Brasil. sendo atribuído às suas cascas um poder medicinal exagerado, ainda que existam hábitos que as usam para produzir um chá, apreciado por alguns.
O que parece conveniente é que seja formado um verdadeiro bosque destes variados tipos de ipê para atrair os turistas, brasileiros e internacionais, ressaltando-o como símbolo nacional, como se promove em muitos outros países com suas árvores, mesmo menos atraente.