O Uso Tradicional de Máscaras no Japão
5 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: acervo de Tamotsu Hirai, anos mais recentes, artigo de Alex Martin no Japan Times, uso tradicional de máscaras no Japão desde as eras Edo (1603 a 1868) e Meiji (1868 a 1912), utilidade recente na pandemia do coronavírus
Alex Martin publica regularmente seus artigos nos jornais japoneses e o mais recente está no Japan Times, longo e profundo, usando acervos importantes do farmacêutico Tamotsu Hirai, que se referem a diversos séculos de uso de máscaras. Segundo o autor, isto explica parte do baixo nível de contaminação e mortes com a atual pandemia do coronavírus, bem como o respeito que os japoneses têm com os demais membros da população, evitando até a transmissão de simples resfriados.
O rico acervo do farmacêutico Tamotsu Hirai sobre o uso de máscaras pelos japoneses, que explica hoje parte da baixa contaminação com o coronavirus no Japão, constante do artigo de Alex Martin publicado no site do Japan Times, que vale a pena ser lido na sua íntegra
Do acervo, a peça mais antiga refere-se ao uso de um pano por um paciente numa clínica médica, uma gravura da Era Edo, que mostra um rudimento do que era usado como máscara. Os japoneses dão mais importância às expressões dos olhos do que das demais partes do rosto, como regra geral. Mesmo nos transportes coletivos, os japoneses evitam encarar outras pessoas, que é considerado um desrespeito por estar invadindo a intimidade de pessoas não conhecidas.
Uma gravura da Era Edo, onde um paciente está usando uma espécie de lenço numa clínica médica, constante do artigo de Alex Martin no Japan Times
Uma peça muito interessante do acervo de Tamotsu Hirai é uma máscara produzida no Japão na Era Meiji, na forma de uma concha, ao lado de uma referência a “respiraltll”.
Máscara produzida no Japão, na Era Meiji, na forma de uma concha, que fica mais clara quando vista pelo seu verso
Verso da máscara anterior, onde fica claro o invólucro de pano com uma estrutura de latão para facilitar a respiração
Muitos destes exemplos constantes do acervo do Tamotsu Hirai mostram que ao longo dos anos vieram ocorrendo aperfeiçoamentos para maior eficiência e conforto de quem as utiliza. Muitos atuais fornecedores japoneses contam com versões em diversas partes para os profissionais de medicina, além de evitar o calor no atual verão para seus usuários.
Parece que isto chega a fazer parte da cultura japonesa com os respeitos a terceiros, evitando a contaminação mesmo que seja de um simples resfriado. Os produtores se preocupam com as eficiências destas máscaras, que não estão sendo improvisadas recentemente, mas contam com longas histórias que foram acumulando muitos conhecimentos.