Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Alcachofra em Plena Temporada no Brasil

27 de agosto de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia | Tags: artigo no Estadão, flor com base saborosa, muitas formas de apreciar esta iguaria, origem no Mediterrâneo, trazida ao Brasil pelos imigrantes italianos | 2 Comentários »

Muitos imigrantes que vieram para o Brasil trouxeram consigo hábitos alimentares dos seus países de origem. Os italianos, conhecidos pela sua cozinha, trouxeram muitos, incluindo a alcachofra, que é uma flor, cuja base é muito versátil e aproveitada em muitos pratos, dos mais simples até os mais sofisticados. Um pouco trabalhosa no seu adequado preparo, mas que pode ser apreciada isoladamente ou em combinação com outros ingredientes. Seus temperos podem ser adaptados às preferências dos seus muitos apreciadores.

image

Alcachofra recheada. Foto constante do artigo publicado no site do Estadão, que vale a pena ser lido na sua íntegra

A alcachofra recheada parece simples no seu preparo, que é razoavelmente longa, mas há que se retirar algumas de suas “folhas”, bem como os fiapos que ficam sobre sua base chamadas coração, devidamente recheadas. Estas folhas ainda contêm uma parte apreciável na sua parte inferior, com o devido molho que pode ser adaptado ao gosto dos consumidores. É a forma mais comum de consumir uma alcachofra.

Mas, também, as alcachofras de tamanho médio são consumidas simplesmente com um molho ácido de um limão, quase na forma de uma entrada. Ela é apreciada aos pouco, aguçando o apetite para os pratos que costumam segui-las.

image

Alcachofra ao vinagrete. Foto do artigo no Estadão

Na cozinha de origem italiana não pode faltar uma massa, e a alcachofra pode fazer parte do seu tempero, junto com o funghi. Mas com o preço atual deste cogumelo, muitos o substituem pelo shitake de origem japonesa.

image

Penne com alcachofra e shitake. Foto no artigo do Estadão.

Neste artigo publicado no Estadão, muitos chefs consagrados no Brasil apresentam variados pratos incluindo a alcachofra, combinando com outros ingredientes, como carnes, massas, feijão branco e até vegetais, dando uma demonstração de sua diversidade na adequada combinação com outros produtos.

Em todos eles, a sua presença é suave, sofisticada, dando um toque diferenciado, capaz de agradar aos consumidores que evitam pratos com sabores exagerados, como os mais comuns nos países tropicais.


2 Comentários para “Alcachofra em Plena Temporada no Brasil”

  1. renato ishikawa
    1  escreveu às 13:15 em 4 de setembro de 2020:

    Eu adoro alcochofra de qualquer forma.
    recheada ou nao, apenas cosida … muito bom.
    e faz a saude. melhora as funçoes epaticas.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 07:29 em 17 de setembro de 2020:

    Caro Renato Ishikawa,

    Obrigado, e acredito que ajuda nas funções hepáticas,

    Paulo Yokota