Folha e Schwab Premiam Iniciativas de Combate ao Covid 19
14 de agosto de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: anúncio dos finalistas até novembro próximo, artigo sobre o assunto, em 2020 destacando o combate ao coronavírus, inscrições até 15 de setembro próximo, tradicional premiação de empreendimentos sociais
Já é tradicional a colaboração da Folha de S.Paulo com a Fundação Schwab para a premiação de iniciativas sociais. Neste ano, estarão concentrados nos empreendimentos visando o combate ao coronavírus. Segundo o artigo de Eliane Trindade, publicado no site da Folha de S.Paulo, as inscrições das entidades serão até 15 de setembro e os finalistas serão anunciados em novembro próximo, não havendo um vencedor, mas um grupo dos mais destacados. Os candidatos serão divididos em três categorias: ajuda humanitária, mitigação dos impactos e legado pós-pandemia.
Logotipo do prêmio em 2020 da Folha de São Paulo/Fundação Schwab
Segundo o artigo publicado no site da Folha de S.Paulo, poderão se candidatar ONGs, negócios sociais, movimentos, coalizões de grupos ou organizações e articulações com parceiros e atores-chaves do ecossistema de impacto social no Brasil. O objetivo é destacar as entidades que trabalham para sanar as falhas do mercado e das autoridades, visando demonstrar modelos mais sustentáveis e inclusivos.
As orientações para a premiação deste ano foram traçadas por um conselho de 15 representantes da sociedade civil, do setor privado e do terceiro setor. Serão reconhecidas as soluções inovadoras em áreas estratégicas como saúde, educação e mobilidade, entre outras. Visando o futuro, as iniciativas com o uso de tecnologias, influenciam as políticas públicas e possibilitam ganhos em eficiência e gestão.
Já há um reconhecimento que muitas entidades comunitárias e voluntárias, de pequeno porte, tendem a suprir as falhas existentes nas atividades governamentais e até das empresas privadas. As iniciativas mais criativas terão oportunidade de divulgar suas ações tanto no Brasil como no exterior.
As premiações não são importantes pelos seus valores monetários, como os seus dirigentes serão contemplados com bolsas tanto no Brasil como no exterior. Eles terão oportunidades de divulgar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos, inclusive para a imprensa nacional e internacional.
Parece evidente que no Brasil, onde as possibilidades econômicas são limitadas, as criatividades de muitos dirigentes acabam encontrando formas para atender às necessidades dos menos privilegiados, com significativa importância da solidariedade humana. Espera-se que estas premiações tenham a oportunidade de divulgar os empenhos ainda não conhecidos de muitos brasileiros.