Japão Descobre Minerais Raros no Fundo do Mar
24 de agosto de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: 900 metros no fundo do mar, estratégico para baterias de íon-lítio, pesquisas do JOGMEC, suficiente para atender a demanda japonesa de 77 anos de cobalto e 12 anos de níquel
Um artigo publicado no jornal japonês Yomiuri Shimbun informa que a JOGMEC – Japan Oil, Gas and Metals National Corporation, que vem pesquisando o fundo do mar em diversas regiões, inclusive no Brasil, anunciou a escavação bem sucedida de metais raros, incluindo cobalto e níquel, nas proximidades da ilha Minami-Torishima, no Pacífico, nas águas territoriais do Japão. A reserva foi localizada a 900 metros de profundidade no mar. Estratégico para a produção de baterias de íon-lítio que estão sendo utilizadas para diversas finalidades, como veículos elétricos e armazenamento de energia solar e eólica, que contava com grande dependência do fornecimento chinês.
Ilha de Minami Torishima do Japão, assinalada por um círculo no Oceano Pacífico, nas águas territoriais japonesas
Com o desenvolvimento das tecnologias avançadas do chamado 5G, estas demandas estão se elevando no mundo e no Japão. Elas são fornecidas atualmente pela China, que conta com uma parcela grande do mercado mundial. Os seus preços estão em alta.
Com estes metais raros, a competitividade da economia japonesa deve se elevar. As tecnologias de exploração de minérios em grande escala, a elevada profundidade deve ser importante, sendo que a JOGMEC vem fazendo muitas pesquisas nas localizações de depósitos de minérios no fundo do mar, inclusive no Atlântico, em parceria com o Brasil.
Pelo que se sabe, o lítio era bastante extraído de algumas salinas, inclusive na América do Sul. Na medida em que o Brasil aumenta as explorações de energia eólica e solar, também as baterias de grande porte se tornam mais necessárias, além do que são utilizadas em veículos, visando a redução da poluição.