Adaptações Constantes no Varejo
31 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: artigo interessante de Fernando Scheller do Estadão, as limitações familiares, comparação com as grandes redes que optaram pela escala obtendo resultados favoráveis, mas procuram ficar satisfeitos, o caso da Fast Shop que optou por clientes de luxo, opção pelos clientes que não necessitam de financiamentos, pioneiros no e-commerce, qualidade dos serviços
Nem sempre se faz o que se deseja, mas o que é possível, principalmente no varejo muito concorrido, com grandes redes aproveitando ao máximo as qualidades da própria empresa. O grupo Fast Shop, de tradição familiar, procura se concentrar nos clientes de luxo da classe A e B que não necessitam de financiamentos, mas desejam ficar satisfeitos com suas compras. Agora procuram marcar as diferenças, transformando suas lojas dentro do conceito idealizado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, que ficou conhecido pelo que fez no Japan House, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo.
Novo conceito das lojas da Fast Shop, do arquiteto Kengo Kuma, que enfatiza o conceito de luxo. Foto constante no artigo publicado no site do Estadão, que vale a pena ser lido na sua íntegra
O grupo Fast Shop é de origem familiar e sempre optou pelos clientes de luxo, que não necessitam de financiamentos, mas desejam ficar satisfeitos com os produtos que adquiriu, mesmo numa parcela elevada usando o e-commerce, possuindo 86 lojas. Precisa competir com duas gigantes: a Via Varejo, dona da Casas Bahia e do Ponto Frio, e a Magazine Luiza, que possuem redes mais amplas e conseguem melhores resultados tirando partido de suas escalas. Mesmo assim, a Fast Shop consegue uma expansão de 15% a 20% num ano adverso como 2020.
Os atuais principais dirigentes, jovens da segunda geração da família, conhecem todos os problemas existentes no setor, e executam seus trabalhos sabendo que existem opções adicionais, como conseguir parceiros para uma ampliação mais rápida do grupo. No entanto, parecem conscientes de suas conveniências, sendo cuidadosos nos passos a serem dados para o futuro.
A satisfação dos seus clientes depende do recebimento dos produtos adquiridos, bem como eventuais serviços para suas instalações nas dependências dos compradores. Os japoneses conseguiram no passado, em muitas das suas empresas como as automobilísticas, prestar serviços satisfatórios de revisões e manutenções. O “after service” são fundamentais para estas satisfações dos clientes.
O problema da escala pode ser resolvido com a criação de empresas separadas com alguns produtos ligeiramente diferenciados, como os celulares e aparelhos semelhantes, que trabalhem com marcas já conhecidas no mercado. O grupo Fast Shop já conta com algumas delas, nos segmentos considerados de novas tecnologias. Outras empresas poderiam ser consideradas, não somente as que utilizam o chamado 5G, como energias não poluentes como solares e eólicas, chegando até ao uso do hidrogênio e novas baterias mais eficientes.