Os Problemas Não Constumam Estar Isolados
2 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: comunicação social, econômicos, o baixíssimo nível dos debates, o debate entre os candidatos à Presidência da República dos Estados Unidos, o lamentável comportamento do presidente Donald Trump, políticos, problemas sanitários
Os debates frente a frente de dois candidatos à Presidência da República dos Estados Unidos eram aguardados com grande ansiedade não somente naquele país como no resto do mundo. O objetivo principal seria convencer os eleitores ainda indecisos, mas o que se viu foi um dos piores eventos da espécie, sendo que os promotores não estavam preparados para coibir comportamentos difíceis de serem considerados civilizados, sem que o moderador fosse capaz de controlar os excessos. O atual presidente Donald Trump, que está em ligeira desvantagem nas pesquisas de opinião, parecia disposto a tumultuar o debate, na esperança que isto levaria o adversário ao descontrole emocional. Mas o que se viu foram agressões do mesmo nível que não dignificam a ninguém. Entre os pontos relevantes, apareciam as infecções e mortes nos Estados Unidos, atualmente os mais altos no mundo, com todas as condições agravantes, econômicas, políticas e sociais.
Telespectadores norte-americanos acompanham o debate dos candidatos à Presidência da República
Num artigo do editor Richard Horton, da consagrada revista inglesa The Lancet, alertava-se que o atual problema da pandemia Covid-19 deveria se chamar sindemia, pois além dos problemas médicos havia que se considerar o conjunto das outras circunstâncias, como já apontado em 2017 por Merril Singer junto com colegas como Emily Mendenhall e outros pesquisadores, pois havia interação de problemas biológicos e sociais. Algo semelhante acontece também com problemas políticos, de saúde, econômico e social, não havendo como dissociar uns dos outros.
Donald Trump está num emaranhado de problemas e fez uso de sua reconhecida agressividade, esperando inibir seu adversário, fugindo das regras para o debate combinado com seus auxiliares. No entanto, Joe Biden não se intimidou e, mesmo falando num cenário adverso, chamou o presidente de mentiroso, entre outras qualificações negativas. O moderador, sem contar com condições de interromper o funcionamento do microfone, não tinha condições de impor o mínimo de ordem no evento.
A maioria dos analistas, baseados em pesquisas preliminares e restritas, chegou à conclusão que o debate não beneficiou o atual presidente, apesar de sua agressividade desmedida. O que pode ocorrer é que os indecisos tendam a não votar, o que é livre naquele país, mas correm as notícias que o atual presidente alegará irregularidades no uso do correio. As incertezas não beneficiam os candidatos como os que procuram recuperar o crescimento da economia, onde os riscos ainda estão elevados.
Mesmo com mudanças das regras do debate nos próximos eventos, o interesse do mundo nestes eventos tende a se reduzir, ainda que todas estas condições não ajudem o mundo.