Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Difícil Substituição do Velho Pelo Novo

4 de novembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: artigo de Marcelo Coelho apontando o que foi observado por Antonio Gramsci, as eleições norte-americanas e experiências do passado, é sempre mais fácil prever a deterioração do velho, mas difícil prever o que o substituirá, riscos nas transições

Muitos artigos publicados em todo o mundo sobre as eleições norte-americanas previam a possibilidade que o resultado final poderia ser decidido na Corte Suprema daquele país. Mas a situação parece ter se agravado com a incompetência dos democratas que conseguiram resultados piores onde esperavam, por diagnósticos incorretos dos eleitores com o atual governo republicano, uma vantagem mais expressiva. Todos sabiam que a economia sempre teve importância nas eleições e mesmos resultados dramáticos na pandemia da Covid-19 não motivavam os eleitores a votarem massivamente contra a reeleição. Os resultados provisórios indicam que os democratas contam atualmente com 238 grandes eleitores, contra 212 dos republicanos, necessitando chegar, no mínimo, a 271 destes votos. Se as diferenças fossem mais expressivas, mesmo na Corte Suprema alguns votos dados pelo correio mereceriam considerações menos rigorosas.

Parece claro que o velho sistema eleitoral dos Estados Unidos necessita ser atualizado com todos os novos sistemas que hoje existem no mundo. Um artigo de Marcelo Coelho publicado na Folha de S.Paulo tem o título “Velho morrendo, o novo não nascerá”, usando as observações de Antonio Gramsci feita em torno de 1930, que, lamentavelmente, expressou as condições de surgimento do nazismo e do fascismo, o que só acabou sendo superado pela Segunda Guerra Mundial. Espera-se que os aperfeiçoamentos indispensáveis não tenham custos tão elevados. Até mesmo porque os norte-americanos já não possuem esta importância no mundo, mesmo que ainda seja considerado o país mais relevante no globo.

clip_image002Donald Trump fez um pronunciamento na Casa Branca antes mesmo do término das contagens dos votos, afirmando que, com os resultados parciais, ele era o vencedor da eleição e que os norte-americanos deveriam conhecer os resultados antes da contagem dos votos dados pelo correio, que em alguns Estados terão o prazo de alguns dias.

Donald Trump expressou que era o vencedor com os resultados parciais e contestará alguns votos dados pelo correio, que tem um prazo para a sua contagem, o que foi feito de madrugada

Todos sabem que o sistema eleitoral norte-americano é muito complexo com regras que variam por estados. Depois do que vem ocorrendo atualmente, alguns aperfeiçoamentos devem ser admitidos, pois os sistemas de apuração são arcaicos, mas alterar as regras atuais no momento parece uma violência pouco aceitável.

Mas, dentro da longa tradição que já vigora há mais de um século, estas mudanças não são fáceis de serem implementadas, fazendo que as diferenças regionais e os números dos grandes eleitores tenham algum relacionamento com a população ou habilitados a votar, mesmo que os votos sejam voluntários e não obrigatórios. Os números são elevados e não se conta com estruturas para a sua apuração. que pode incluir outros assuntos estaduais.