Aumento de Produtividade na Agropecuária Brasileira
2 de dezembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: 100 anos de Censo Agropecuário, trabalho de 408 páginas, trabalho de 64 pesquisadores coordenados pelo Ipeia e Ministério da Agricultura, um primeiro resumo de Mauro Zafalon na Folha de S.Paulo
Desde a revolução verde divulgada na década dos anos 1960, sabe-se que a produtividade agropecuária pode ser mais importante que o aumento extensivo das áreas utilizadas na produção. Atualmente, quando aumentam as preocupações com a preservação do meio ambiente, onde as florestas desempenham um papel relevante, o assunto volta a ter a importância que merece, principalmente no Brasil.
Novas tecnologias agropecuárias que estão sendo utilizadas no Brasil
Ainda existem no Brasil empresários agropecuários retrógados que acham que o aumento extensivo das áreas exploradas, como as ocupadas atualmente pelas florestas, seria mais compensadores, com desmatamentos por meio de incêndios e aproveitamento precário das madeiras, do que introduzir novas tecnologias nas suas atividades que proporcionam aumentos significativos de produtividade, utilizando os abundantes créditos de carbono e preservando o meio ambiente, uma aspiração mundial.
O pior é que existem autoridades mal informadas que defendem a mesma tese, provocando sensíveis desgastes na imagem do Brasil em países estrangeiros, sem nenhum proveito para a população brasileira. O que isto provoca é a mais lenta recuperação da economia brasileira, que já conta com muitos outros problemas mais graves, deixando de criar empregos importantes nos agronegócios.
Ainda que algumas organizações governamentais, como a Embrapa, se esforcem na criação de novas tecnologias e as divulgações das mesmas pelos modestos agropecuaristas, elas não recebem o devido suporte do governo para ampliação de suas atividades.
O que vem acontecendo são esclarecidos empresários da agropecuária adquirindo equipamentos atualizados que ajudam no aumento da eficiência dos seus trabalhos, em grande escala. Mas existem inúmeras produções que são mais adequadas para pequenos e médios produtores, tanto visando o abastecimento local como a ampliação das exportações.
Produções agrícolas em vinil houses com pequenos produtores
Observa-se em muitos países que, com o emprego dos chamados vinil houses, as limitações climáticas estão sendo superadas, com o adequado controle da umidade e outras condições indispensáveis, permitindo a multiplicação de variados tipos de alimentos para atender às novas demandas dos consumidores. Estas atividades costumam exigir mais recursos humanos, criando empregos de qualidade.
Muitos empresários brasileiros do setor agropecuário estão também combinando algumas atividades, como o reflorestamento para a produção de madeira, a pecuária leiteira usando as sombras e produções agrícolas como da soja, procurando preservar o meio ambiente de forma mais completa. As matas ciliares são mantidas para que as águas indispensáveis não sejam prejudicadas nestas áreas.
O gado leiteiro aproveita o sobreamento dos reflorestamentos e, além das gramíneas, há possibilidades de produtos agrícolas, como a soja, e as matas ciliares são mantidas para preservar as águas indispensáveis
Existem, portanto, muitos projetos agropecuários no Brasil que aumentam as produtividades sem a necessidade de ampliação das áreas florestais atuais, permitindo captar também créditos de carbono.