Confusões de Informações no Caso da Ford no Brasil
13 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: além de outras condições, as dificuldades brasileiras em todos os setores industriais, as tecnologias defasadas, incapacidade de competição internacional
Autoridades brasileiras imaginam que a Ford está encerrando suas atividades no Brasil pela falta de incentivos fiscais. Isto pode ser uma parte pequena do problema, quando as empresas automobilísticas em todo o mundo estão sendo forçadas a introduzir inovações, com o uso das tecnologias mais avançadas, que parece ser o ponto mais relevante. Com a atual situação da Ford, ela está se tornado pouco competitiva em qualquer parte do mundo e mesmo que ainda se mantenha parcialmente em países vizinhos do Brasil, sem modificações tecnológicas substanciais, isto seria somente por um tempo muito limitado.
É evidente que a crise atual que afetou o mundo, as demandas de automóveis e outros veículos, mesmo os mais atualizados tecnologicamente, ficaram reduzidas, complicando mais os problemas. Não se pode imaginar que subsídios governamentais possam compensar as defasagens tecnológicas em países que não estão investindo pesadamente em inovações. E que contam com elevados custos locais de diversos tipos.
Manifestações de funcionários da Ford em Taubaté, SP
Estes problemas tecnológicos não podem ser superados rapidamente, pois países como a China estão empregando muitos talentos que estudaram no exterior e que hoje estão sendo contratados em instituições de pesquisa. Os veículos atuais necessitam de tecnologias avançadas de diversos setores.
É evidente que também estes veículos precisam de organizações eficientes que transformem estes avanços tecnológicos aplicáveis em veículos, além de eficientes mecanismos de comercialização internacional. Hoje, estão se reduzindo os números de marcas de veículos, com a fusão internacional de muitas delas.
Simplificar todas estas condições, como se fossem possíveis de serem superados pela redução de alguns dos custos envolvidos, parece não conduzir às condições competitivas. Elas são fatores que exigem a contribuição de especialistas em veículos que estão sendo contratados pelas poucas empresas que restaram no mundo. Os problemas são bem mais complexos que os considerados pelas autoridades brasileiras, incluindo muitos veículos de comunicação social do Brasil.