Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Fusão de Empresas Automobilísticas

5 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: diferentes mercados, início do processo de fusões, redução de pessoal, vantagens das dimensões, vantagens de interações tecnológicas

A imprensa mundial está noticiando que acionistas de grandes empresas automobilísticas voltaram a acelerar os entendimentos visando fusões, criando um grupo que seria a terceira no mundo em volume de negócios, contando com 400 mil funcionários. Seguiria a Toyota e a Volkswagen e adotaria o nome Stellantis, abrigando 14 marcas emblemáticas, como Peugeot e a Fiat, além da Citroën e Maserati, Fiat e Opel, Peugeot e Alfa Romeo, Chrysler, Dodge e Jeep. clip_image002Todos concordam que a dimensão seria importante, propiciando a economia de muitos custos, mas, visando o futuro, o intercâmbio das tecnologias seria estratégico, o que ainda não ficou muito claro.

As principais marcas escolhidas pelo artigo no site do Estadão

Esta fusão estava sendo planejada em 2018 e ficou prejudicada pela crise do coronavírus, mas agora os acionistas chegaram a um acordo, resolvendo anunciar o início da operação, mesmo num quadro mundial adverso do ponto de vista econômico. Os grupos franceses estão agrupados no chamado PSA e o ítalo-americano FCA. Os responsáveis esperam que a fusão seja concretizada rapidamente.

O valor da operação está estimado em US$ 4,9 bilhões e a sinergia deve garantir a economia de US$ 6,1 bilhões ao ano ao longo do tempo.

A Comissão Europeia deu sinal verde para a fusão. Os responsáveis estão considerando uma questão de sobrevivência e consideram que na próxima década haverá uma redefinição da mobilidade. Evidentemente, parece fácil constatar-se que se trata de uma operação de alta complexidade, envolvendo muitos grupos e que apresentará muitos problemas para poder se efetivar de forma satisfatória.

Os seus dois concorrentes, a Toyota e a Volkswagen, contam com comandos mais claros e existem novos grupos mais ousados, que não necessitam carregar um grande conjunto de problemas, inclusive na Ásia, que deve continuar com seus mercados inovando com veículos menos poluentes.