Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mitsubishi Recupera a Agressividade

21 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: maior trading japonesa, recursos naturais e energia, volta às origens

O novo presidente da Mitsubishi, Ken Kobayashi, que assumiu o comando desta empresa que é a maior trading do Japão, visitou a terra natal, Kochi, do fundador do grupo, Yataro Iwasaki, e vem fazendo pronunciamentos no sentido de recuperar a agressividade que o tornou o maior grupo empresarial japonês. Vem falando para os seus funcionários, considerando os seus recursos humanos e a organização que possuem como importantes para novos passos vigorosos.

Considera que a médio prazo os objetivos serão ampliar as fontes de recursos naturais que possuem, ao lado da energia, tendo como prioridade o mercado emergente. Assim, Brasil, China e Índia figuram como alvos preferenciais da Mitsubishi, que já possui atividades no país há cerca de um século, inclusive com investimentos como na Petrobras.

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Yataro Iwasaki, 2º da esq. p/ a dir. sentado, e membros seniores da Mitsubishi. Ken Kobayashi

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Bancos Chineses e Asiáticos

7 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: conhecimento de poucos, dimensões dos bancos agrícolas e correios

O jornal Valor Econômico de hoje reproduz uma matéria do Financial Times de Hong Kong, escrito pelo jornalista Robert Cookson, informando que o Agricultural Bank da China está concluindo um IPO, ou seja, oferta inicial de ações recorde mundial de US$ 22,1 bilhões. As demandas nos mercados de Hong Kong e Xangai totalizaram US$ 19,2 bilhões, mas as procuras foram 10 vezes maiores em Hong Kong e 20 vezes em Xangai, demonstrando a confiança sobre estas instituições.

Os ocidentais e o público em geral pouco conhecem sobre estes grandes bancos asiáticos. No Japão, o maior banco é o Norinchukin, também um banco agrícola, sendo superado pelo Correio japonês que capta recursos populares. É o que acontece na França, por exemplo, com o Credit Agricole e os Correios de alguns países europeus que efetuam toda a classe de operações bancárias.

banco agricola

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Department Stores no Japão

6 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: concorrência, Department Stores no Japão, resultados, retorno das vendas | 2 Comentários »

Grandes lojas de departamento, conhecidas como Department Stores, eram símbolos do comércio varejista de alto nível do Japão. Nomes como Takashimaya, seculares, davam prestígio aos produtos lá adquiridos nos períodos áureos da economia japonesa. Mas foram atingidos pelas recentes crises, e voltaram a apresentar vendas crescentes, mas sofrem concorrências agressivas de outros retalhistas especializados.

Uma notícia divulgada pelo jornal econômico Nikkei informa que a Takashimaya conseguiu resultados positivos, entre março e maio deste ano, graças a reduções dos seus custos, mas outros retalhistas especializados estão obtendo resultados mais expressivos. Os resultados alcançados não podem ser projetados para o futuro, de forma que suas ações continuam sofrendo nas bolsas de valores.

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Toshiba Considera o Mercado dos Emergentes Importante

5 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: mercado de semicondutores, papel dos países emergentes, usinas atômicas

Norio Sasaki 01Numa entrevista concedida pelo presidente da Toshiba, Norio Sasaki, ao jornalista Ikuo Saijo, do jornal Nikkei, apresenta algumas informações de elevado interesse. Confirma-se que o mercado de semicondutores neste ano foi brilhante para seus produtores, pois alguns pequenos e médios concorrentes encerraram suas atividades durante a crise, enquanto a demanda cresceu em função de novos produtos eletrônicos lançados no mercado como “memórias flash para smartphones”. Paralelamente, informa-se que a Copa do Mundo demandou por mais televisores do foram produzidos, por falta de componentes.

Norio Sasaki anuncia que para se atingir uma meta de crescimento de 7 a 8% de vendas anuais nos próximos três anos depende de receitas a serem obtidas nos mercados emergentes, pois os mais industrializados continuam crescendo modestamente. Além dos setores pesados, a Toshiba procura consolidar-se nos mercados tradicionais de equipamentos eletrônicos leves.

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Mudanças nas Empresas Provocadas pela Crise

4 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: mudanças nas empresas, o que ocorre na Ásia, prazo longo

É natural que as empresas promovam mudanças para se adaptarem aos novos cenários provocados pelas crises econômicas. Tudo indica que elas serão mais profundas e deverão ocorrer a prazo longo. Como os países emergentes estão se ajustando mais rapidamente às dificuldades provocadas por ela, as empresas que podem estão procurando atender as demandas destes países com produtos cujos preços são mais acessíveis, até para atender aos novos consumidores.

Na localização de parte de suas instalações ocorreram mudanças para onde os custos são mais competitivos, notadamente em termos dos recursos humanos. Nota-se também que muitas empresas estão se associando as outras, focando seus negócios nas áreas onde entendem que são mais competitivas.

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Gigantes Eletrônicos Japoneses se Movimentam

18 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: associações, celulares, concorrência externa

O jornal econômico japonês Nikkei de hoje informa que grandes movimentações de empresas eletrônicas japoneses começaram a ocorrer, pressionados pelas associações que ocorrem no exterior, procurando sinergias para novas batalhas, superando seus negócios deficitários. A mais significativa é a movimentação da Toshiba, associando-se com a Fujitsu nas operações com celulares. Os chairman Atsutoshi Nishida e o presidente Norio Sassaki, da Toshiba, forçaram a junção de seus esforços conjuntos, incluindo o Smartphones, mesmo o comando ficando com a Fujitsu.

O Nikkei informa que a Toshiba não se satisfez somente com entendimentos com a Panasonic e a Sharp neste setor. Isso em função das batalhas provocadas pela Hewlett Packard/Palm para enfrentar o iPad da Apple e as movimentações da Google, que já provocaram a associação da Yahoo/Nokya.

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Norio Sassaki, presidente da Toshiba

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Impacto do Aumento no Preço do Minério de Ferro e Carvão

17 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: demais setores, novo sistema de preços dos minérios, siderurgias

Um interessante artigo publicado no Nikkei mostra como está se propagando por toda a economia o aumento dos preços dos minérios de ferro. Refere-se ao acerto da Nippon Steel com a Toyota, mas mostra que esta mudança começou pelo acordo entre a BHP Billiton e a Rio Tinto, que conta com a participação da Mitsubishi.

A Vale brasileira só acompanhou o mercado, que passou de um sistema de ajustamento anual de preços para trimestral, ainda que a imprensa brasileira tenha destacado como grande responsável a mineradora brasileira. A Toyota foi obrigada a aceitar o reajuste trimestral de preços das chapas de aço que, além do minério de ferro, sofreu o aumento do preço do carvão mineral.

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Toyota Retoma a Segunda Planta em Sorocaba

17 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: anúncio no Nikkei, pequenos veículos para países emergentes, Toyota no Brasil

toyotalogo A matriz da Toyota na proximidade de Nagoya, Japão, divulgou no jornal econômico Nikkei desta quinta-feira, dia 17 de junho, a retomada do seu projeto da segunda planta em Sorocaba, Brasil, que tinha sido suspensa com a crise econômica. Ela terá capacidade de produzir pouco mais de 100.000 unidades anuais de veículos pequenos voltados ao mercado local e de países emergentes, com o início da produção prevista para o começo do próximo ano.

O mercado brasileiro acusou em 2009 um crescimento de mais de 11%, e nos primeiros quatro meses deste ano superou a Alemanha, tornando-se a quarta maior do mundo, depois da China, dos Estados Unidos e do Japão. O jornal Nikkei informa que a Fiat, Volkswagen e a GM controlam 60% do mercado brasileiro e a Toyota pretende aumentar a sua participação, mas com um orçamento menor que o inicialmente previsto.

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A Copa do Mundo é Um Grande Negócio Mundial

14 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: mesmo nos países não participantes, patrocinadores, publicidade mundial, turismo

As informações disponíveis dão conta que metade das verbas publicitárias relacionadas a todos os esportes é destinada ao futebol, o que dá uma ideia da sua importância. As empresas de materiais esportivos e de bebidas populares, bem como as televisões e outros meios de comunicação, além dos relacionados com as construções e os turismos, aproveitam a Copa do Mundo que atrai as atenções do público. E desenvolvem campanhas que disseminam mundialmente esta competição, chamando a atenção sobre a África do Sul e todos os astros envolvidos. Muitos começam a conhecer este país que é de zona temperada, localizando-se abaixo do Trópico de Capricórnio, quando a imagem é de um país africano tropical.

Mesmo nos países que não participam, ficando fora dos 32 que participam diretamente da atual Copa do Mundo, as televisões, os de bebidas e as lojas de material esportivo, principalmente, dão destaque ao evento. Como são produtos de consumo popular, como a Coca Cola, o evento se torna uma festa que só se rivaliza com as Olimpíadas, num mundo que necessita de ídolos.

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Kaká, garoto propaganda da alemã Adidas e da grife italiana Giorgio Armani. E as empresas brasileiras?

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Dificuldades Estimulam a Criatividade

12 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: criatividade para superar dificuldades, Nippon Steel, Oji Paper, produção de etanol

Quem não tem cão caça com gato. Duas grandes e tradicionais empresas, como a Nippon Steel, pela sua subsidiária de engenharia, estabeleceram com a Oji Paper, uma gigante do setor de papel, um projeto conjunto para aproveitar resíduos de papel e de celulose para produzir etanol. Estas empresas já operam no Brasil. Normalmente, o etanol vem sendo produzido da cana ou de cereais como o milho, produtos escassos no Japão, com maior eficiência.

As dificuldades estão forçando as empresas a usar de todos os seus conhecimentos para aproveitar tudo o que é possível, utilizando os conhecimentos e as matérias-primas que dispõem, para produzirem energias limpas.

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