Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Técnicas de Captação da Energia Solar

23 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: empresas e universidades, pesquisas, tecnologia mais baratas

amperimetro O respeitável jornal Nikkei fez uma reportagem mostrando que empresas e universidades continuam pesquisando para encontrar formas mais eficientes e baratas para a captação da energia solar.

Com apoio do Ministério do Meio Ambiente do Japão, já existem protótipos como de tecidos em camada, finos com fios flexíveis, que empresas privadas desenvolveram em conjunto com a Universidade de Kanazawa e cinco outras.

Leia o restante desse texto »


Turistas Chineses Invadem o Mundo

23 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: no Japão, no mundo, nos Estados Unidos, turistas chineses

Aproveitando os feriados do Ano Novo Chinês, em meados deste mês de fevereiro, os turistas chineses invadiram o mundo. Estão sendo os mais numerosos no Japão, onde hotéis, restaurantes e lojas estão, em muitos estabelecimentos, com mais da metade de clientes chineses, e bons consumidores.

As lojas de Akihabara, em Tóquio, famosas pelas vendas de produtos eletrônicos, estão sendo salvas pelos turistas chineses na atual crise que abala o Japão. Eles fazem questão dos produtos “Made in Japan”. Todas as lojas contam com cartazes em chinês e muitos dos seus vendedores precisam arranhar este idioma.

Leia o restante desse texto »


Depois da China Vem a Índia

22 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: assegurando matérias-primas, China, Índia

Depois da China, que vem surpreendendo o mundo com o seu rápido desenvolvimento, apesar da sua gigantesca dimensão, agora a Índia, também com sua população superior a um bilhão de habitantes e grande complexidade, desponta com elevada expansão.

O seu recente crescimento econômico supera o do Brasil. A sua mineradora estatal NMDC, segundo a Reuters e notícia publicada no Economic Times da Índia, dispõe-se a investir US$ 2,5 bilhões para assegurar o abastecimento com minério brasileiro.

Leia o restante desse texto »


Automóveis Coreanos

22 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: Hyundai, reconhecimento inglês

Autoridades japonesas ficaram impressionadas com o prestígio que os carros coreanos gozavam no Brasil. Os anúncios de página inteira nos jornais e a presença nas mais variadas mídias mostravam a agressividade comercial que tinham.

Agora, a imprensa asiática destaca o reconhecimento que a Hyundai conseguiu na Inglaterra com o título de empresa automobilística do ano, concedido pela revista especializada “Automotive Management”.

Leia o restante desse texto »


Importante Reunião Sobre FTA na Bacia do Pacífico

21 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: dificuldades de Doha, FTA na Bacia do Pacífico, países envolvidos, presidência do Japão

Avanços substanciais na discussão do FTA – Free Trade Agreement entre os países da Bacia do Pacífico estão sendo anunciados para os próximos dias.

O Japão assumiu a presidência rotativa destes países, que incluem gigantes como a China e os Estados Unidos. Fontes japonesas estão otimistas com avanços substanciais nesta agenda, e atribuem as dificuldades atuais ao avanço da Rodada de Doha ao Brasil, Índia e Estados Unidos.

Leia o restante desse texto »


Na Prática a Teoria é Outra

21 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: choque cultural, experiências na China, problemas universais

O excelente trabalho jornalístico do correspondente da Folha de S.Paulo na China, Raul Juste Lopes, publicado hoje sob o título “Choque Cultural, Como Evitar”, resume algumas experiências importantes de três advogados brasileiros que trabalham naquele país já há alguns anos, havendo muitas lições relevantes principalmente nas suas entrelinhas.

Ficam evidentes as precariedades de todas as precauções jurídicas que são tomadas por aqueles que desejam fazer negócios com os chineses, instalando unidades industriais naquele país. Há que se estabelecer sólidos laços com empresários locais, que por sua vez possuem intrincados relacionamentos com as autoridades chinesas, dominando toda a milenar cultura empresarial daquele povo, que vem desde a Rota da Seda. Adquirir isto demanda muito tempo, e a impaciência pode gerar muitas frustrações.

Leia o restante desse texto »


Formação de Grandes Grupos na Produção do Etanol

19 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: consolidação do setor, Cosan-Shell e outros privados, ETH-Brenco

O setor alcooleiro passa por um processo de concentração, com participação de grupos internacionais. Tendo começado há séculos no setor açucareiro, havia no passado um grande número de empresas familiares, que nos períodos negativos dos seus diversos ciclos necessitavam do suporte oficial.

Depois da consolidação do uso do etanol como um combustível não poluente para veículos, tanto misturado à gasolina como puro, já estava havendo um processo de desaparecimento das unidades menos eficientes, absorvidas pelas que contavam com maior capacidade financeira.

Leia o restante desse texto »


Bomba, Bomba! Revolução Mundial nos Combustíveis

18 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: Conferência de Etanol, Genencor, novas enzimas, Novozyme

Na recente 15th Annual National Ethanol Conference em Orlando, Flórida, duas empresas dinamarquesas, a Genencor e a Novozyme, anunciaram a descoberta de uma nova enzima capaz de reduzir o custo dos combustíveis para os consumidores. Ficaria abaixo dos combustíveis derivados de petróleo, a cerca de US$ 2,00 por galão.

O curioso é que as duas empresas anunciaram a descoberta quase simultaneamente, mostrando que as pesquisas neste segmento não poluente avançam rapidamente. Evidentemente, a descoberta está patenteada.

Leia o restante desse texto »


Passo Decisivo Para Mistura de Etanol na Gasolina no Japão

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: dois mil postos, etanol na gasolina, mais trêsrefinarias, Nippon Oil

A Nippon Oil, uma das mais poderosas petrolíferas japonesas que era estatal, já possui uma unidade em Negishi, perto de Yokohama, produzindo gasolina com etanol. Os japoneses chamam esta mistura de biogasolina e a consideram amiga do meio ambiente. Anunciaram que no próximo ano fiscal, que começa em abril, mais três de suas refinarias passarão exclusivamente à biogasolina, segundo o respeitável jornal econômico Nikkei.

Estas refinarias se localizam em Oita, Osaka e Okayama. Assim, quatro das sete refinarias que possuem trabalharão com biogasolina. Já existem mil postos afiliadas da Nippon Oil trabalhando com biogasolina e devem passar para dois mil no próximo ano fiscal, que vai até março de 2011, atendendo cerca de 20% de toda a sua rede.

Esta é uma notícia alvissareira, pois as usinas brasileiras de etanol vieram insistindo durante muitos anos com o Japão, sofrendo restrições das distribuidoras de gasolina. Elas alegavam que o elevado custo dos postos duplicaria seus tanques. A Nippon Oil possui uma forte liderança sobre as demais distribuidoras, por ter sido uma espécie de Petrobras do Japão. Isto significa que os automóveis que circulam no Japão só não terão acesso à biogasolina em algumas poucas regiões daquele país.

A Nippon Oil será fundida em abril deste ano com a Nippon Mining, e uma ou duas novas refinarias de ambas passarão a produzir gasolinas ecológicas a partir da primavera japonesa (abril a junho). Elas estão se esforçando para competir com os carros que utilizam energia elétrica.

A Nippon Oil é a líder no mercado japonês de distribuição de gasolina e está empenhada em substituí-la por biogasolina. Esta é a grande notícia que o Brasil esperava, ainda atualmente a mistura de etanol seja pequena no Japão. O Brasil é o grande produtor de etanol, com custo competitivo, no mundo.


Agressividade Empresarial nas Lojas para Homens

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: ampliação, Aoyama, economia de aluguel

As redes de lojas de roupas para os homens sempre foram menos criativas que as femininas, pois as mulheres sempre exigiram o acompanhamento da rápida evolução da moda.

A Aoyama, uma rede especializada em roupas masculinas que está ampliando a sua rede, também está inovando, visando utilizar técnicas que eram das indústrias.

Leia o restante desse texto »