Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Usando a Criatividade

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: jeans baratos, Uniqlo | 2 Comentários »

uniqlo

Como já mencionamos neste site, a rede de lojas Uniqlo do Japão vem se comportando com grande agressividade, pretendendo ampliar seus investimentos em todo o mundo.

Agora, anuncia-se no Japão que ela lança produtos baratos que podem surpreender o mundo. Um conjunto de duas peças de “jeans” está sendo lançado por menos de US$ 18, com um “design” adequado e qualidade aceitável, sendo de grande durabilidade.

Leia o restante desse texto »


Os grandes Desafios do Correio Asiático

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas, Notícias | Tags: Correios, credibilidade, poupanças, problemas políticos, Tecnologia

Se existe um setor no mundo que está passando por profundas transformações é o dos correios. No Japão, é um dos maiores problemas políticos, o maior banco do mundo, suas comunicações passam a ser “on line e on time”, é a instituição que conta com a maior credibilidade popular.

Não é à toa que o assunto preocupa a todos, com repercussões universais.

Leia o restante desse texto »


Varejo Japonês Aumenta o E-Commerce

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: crescimento rápido, e-commerce no Japão, pesquisas

O conceituado jornal Nikkei anuncia que a Nomura Research Institute concluiu que até o ano fiscal de 2014 o e-commerce do varejo japonês irá crescer 80% com relação a 2009.

Grandes cadeias como a Jusco esperam crescimentos de dois dígitos em 120 de suas lojas que ingressarão na venda pela internet com entrega das mercadorias em domicílio. No seu “Net Super” esperam dobrar as vendas.

Leia o restante desse texto »


Marubeni Entra no Transporte Marítimo

17 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: aumento de eficiência, graneis, trading company, transporte marítimo

Numa rara atividade de uma trading company, a Marubeni ingressa diretamente nas atividades de transporte marítimo, principalmente de grãos, começando com uma capacidade de 3 milhões de toneladas em 2013.

Para este tipo de transporte japonês, estima-se em 20 milhões de toneladas por ano. Para aumentar a sua eficiência, deverá fretar navios por períodos, e não por viagem.

Leia o restante desse texto »


Os Planos da Uniqlo no Mundo

12 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: práticos, produzidos na China, sem grifes, Uniquo, varejo de roupas | 4 Comentários »

A cadeia japonesa de lojas de varejo Uniqlo é um grande sucesso, mesmo na crise atual. Numa entrevista para Mariko Sanchanta e Juro Ozawa, do Wall Street Journal, publicado no Valor Econômico, o seu criador e presidente Takeshi Yanai expõe os seus ousados planos para uma expansão universal.

Com sou seu consumidor habitual há décadas, tenho condições de aplaudir baseadamente as suas intenções, tentando que a América do Sul seja incluída nos seus planos.

Leia o restante desse texto »


Coreanos Competindo em Celulares Andróides

11 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: celulares andróides, coreanos, LG e Samsung, para serviços sociais

lg samsung

As maiores produtoras de celulares do mundo, as coreanas LG e Samsung, estão competindo entre si para lançar mais rapidamente os que utilizam plataformas andróides e já contam com outros produtores para isso. Os coreanos costumam conseguir baixar os seus preços.

Informa-se que são adequados para redes de atendimentos sociais, sendo inteligentes, competindo com os “smartphones” e mesmo “iphone”. Ainda estão sendo lançados na Europa e deve levar algum tempo para estarem disponíveis na América do Sul.

Leia o restante desse texto »


Os Problemas da Toyota Mostram Necessidades de Mudanças

11 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: acabar com a arrogância, análise do Nikkei, fornecedores de componentes, operação mundial | 2 Comentários »

A análise feita pelo jornal Nikkei, o maior em assuntos econômicos no Japão e no mundo, chama a atenção para aspectos importantes que precisam ser observados pelas empresas que atuam globalmente.

Apesar da qualidade reconhecida da Toyota, dos processos como o “kamban” e “just on time”, dos famosos sistemas do “after service” dos japoneses e da tecnologia que eles tanto se orgulham, o que deu errado?

Leia o restante desse texto »


Grupo Pão de Açúcar com a Jetro no Aumento do Intercâmbio

10 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: Japan Foods, Pão de Açúcar, Shopping Iguatemi

O Grupo Pão de Açúcar, juntamente com a JETRO – Japan External Trade Organization, promove a degustação e venda experimental de 32 produtos japoneses fabricados por 21 empresas, utilizados na gastronomia daquele país. Será na unidade do Supermercado Pão de Açúcar no Shopping Iguatemi, de 19 de fevereiro até 10 de março.

A linha de produtos compreende confeitos finos, bebidas exclusivas, condimentos pouco conhecidos no Brasil, como Yuzukoshi (só é usado em poucos restaurantes especiais em São Paulo). É produzido a partir de um limão especial japonês, que em Nova Iorque é utilizado pelo consagrado Jean George Vong, na culinária francesa com toques orientais, no seu restaurante junto ao Central Park.

Leia o restante desse texto »


Japão se Tornou o Terceiro País em Energia Solar

10 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: Alemanha, energia solar, Estados Unidos, japao

O prestigioso site Nikkei.com anunciou hoje que o Japão se tornou o terceiro país na produção de energia solar em 2009, seguindo a Alemanha e os Estados Unidos.

O governo vem concedendo incentivos para as suas produções domésticas para atender as residências, o que reduz os custos iniciais, fazendo com que os investimentos sejam pagos em 10 anos, com os benefícios obtidos.

Leia o restante desse texto »


Comércio Exterior da China

10 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: balanço, China, exportação, importação

Os dados do comércio exterior da China continuam impressionando o resto do mundo, mas os chineses afirmam que estão ajudando no equilíbrio internacional.

No seu conjunto, o comércio internacional chinês cresceu 44,4% em janeiro deste ano, sendo 21% na exportação e 85,5% na importação. Ainda assim, continuam mantendo um superávit de US$ 14 bilhões, o que não é nada desprezível. Há que se admitir, no entanto, que continua estimulando a economia mundial, enquanto os Estados Unidos, a Europa e o Japão continuam modestos.

Leia o restante desse texto »