21 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, webtown | Tags: automóveis baratos, carros maiores, Chevy no Brasil, novas indústrias
Observa-se a continuidade da instalação no Brasil de indústrias automobilísticas estrangeiras atraídas pelo mercado brasileiro, tanto na faixa dos automóveis populares e baratos como de veículos chamados SUV – Sport Utility Vehicle. O jornal chinês China Daily publica uma matéria sobre a Chevy, comentando as tendências do mercado brasileiro. O padrão das empresas desta fase difere das anteriores, pois estão sendo feitas num entendimento com grupos locais, muitos deles que trabalhavam na importação e distribuição de veículos, que passam a ser montados no Brasil em joint-ventures.
A entrevista sobre o projeto da Chevy foi concedida por Luis Cury, que é o CEO da unidade brasileira, e esclareceu sobre uma estratégia cautelosa, de longo prazo, começando com margens mínimas de lucros, para conquistar uma meta de participação de 3% no mercado sul-americano. Outros chineses também já iniciaram seus projetos no Brasil, como a Chongqing Lifan Auto e a Anhui Jianghuai Automobile – JAC, todos com veículos mais baratos, visando à nova classe média brasileira. Comenta-se que também os indianos examinam a possibilidade, como no caso da Tatá com seus veículos minúsculos.
Leia o restante desse texto »
19 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, webtown | Tags: artigo no O Estado de S.Paulo, CCBB, expectativa, Mariko Mori
Poucos são os artistas plásticos japoneses que estão sendo reconhecidos recentemente em todo o mundo como Mariko Mori, que estará expondo seus trabalhos no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Ela mereceu um artigo publicado no O Estado de S.Paulo escrito pela jornalista Camila Molina. O Jojoscope, de Jo Takahashi, vem promovendo este acontecimento, pois suas peças estão expostas em importantes museus internacionais, como o Guggenheim, Moma, George Pompidou, mostrando sua importância no mundo.
Esta artista de 44 anos, segundo o artigo no jornal, leva o conceito budista de união universal, tendo peças que ganharam amplo reconhecimento como a Wave Ufo que será exposta em São Paulo, que tem uma capacidade interativa, podendo receber três pessoas por vez, sendo de grande dimensão.
Obra Wave Ufo, que proporciona interatividade com os visitantes
Leia o restante desse texto »
19 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: a arte de Sadaharu Ishiwari em amezaiku, bicicleta de madeira de Sueshiro Sano, yukata de Rumi Shibasaki | 2 Comentários »
Quando se denomina artesanato no Japão, trata-se de produtos extremamente valorizados, verdadeiras artes que são produzidas pelos artesãs do qual se pode dispor de poucos exemplares. Tem um sentido diferente do artesanato no Brasil, que não é considerado uma arte de elevado padrão, por ser repetitivo e de produção popular, lamentavelmente pouco valorizado. Na revista eletrônica Highlighting Japan, de agosto de 2011, encontram-se artigos que dão uma noção da importância da produção destes artesãos, com seus trabalhos maravilhosos.
Sadaharu Ishiwari produz amezaiku, confeitos que vêm desde o período Heian (794-1192) e estão no Tempozan Market Place em Osaka, que encantam as crianças e adultos com as criações coloridas. Em cerca de um minuto, ele atende ao pedido de uma criança que pede um na forma do tricerotops, um dinossauro. Sua arte reconhecida internacionalmente já foi apresentada na Europa, nos Estados Unidos, na Ásia e no Oriente Médio. E mesmo no Fórum de Davos, como parte da Noite do Japão.
No intenso verão japonês, muitos usam os informais yukata, que são kimonos simplificados, de algodão, que também foi criado no período Heian (794-1192) para uso da aristocracia, e se tornou popular no período Edo (1603-1867). Rumi Shibasaki cria padronagens de tecidos inspirados no passado, com desenhos que reportam ao ukiyo-e, como os de Utagawa Kuniyoshi. São usados tanto pelos homens como pelas mulheres, principalmente quando se encontram descontraídos em suas residências. Mas podem ser também utilizados nas muitas termas apreciadas pelos japoneses.
Sueshiro Sano produz de madeiras nobres, como o mogno, quase tudo que é necessário para uma bicicleta, lá em Kiba em Tóquio. Ele usa as técnicas da produção secular de navios. Seu trabalho já foi apresentado na Eurobike, a maior feita europeia de bicicletas. O seu modelo mais leve pesa somente 7,2 quilos. Também foi apresentado no Vitoria & Albert Museum em Londres.
18 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: Kikuchi Hojudo, multiplicação destas instituições, o Museu de Arte de Aomori, produções de chaleiras japonesas | 2 Comentários »
Nos artigos publicados no Highlighting Japan de agosto deste ano existem alguns preciosos que destacam aspectos importantes de sua longa tradição cultural. Um, de autoria de Gavin Blair, se refere às produções de tradicionais chaleiras de ferro que são centenárias em Kikuchi Hojudo, na província de Yamagata. Noriyasu Kikuchi, o atual presidente é da 15ª geração da família que conduz estes negócios. Isto é comum também em muitas produções de cerâmicas de diversos estilos.
Velhos documentos escritos informam que Kiheiji Kikuchi iniciou a companhia em 1604. O grupo Kikuchi tornou-se famoso produzindo castiçais e outros itens de ferro para os templos. Ele passou a produzir chaleiras e recipientes para saquê. Estes objetos não revelam quanto ainda restam dos líquidos, tornando-os mais deliciosos.
Hoje, no mundo globalizado, seus produtos são colocados em diversos mercados externos. Ele se inspira na filosofia dos samurais e do Zen na produção destes utensílios, de forma semelhante ao do katana, as espadas destes guerreiros. Peças destes produtores encontram-se também no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Num outro artigo, Julian Ryall refere-se ao Museu de Arte de Aomori. Nele, destaca-se um colossal painel de Marc Chagall criado em 1942, que conta com assentos adequados para a sua contemplação. Existem outras dependências onde são apresentadas instalações de Yoshitomo Nara. Existe também um criativo espaço para um jardim onde estão expostas grandes obras, esculturas destinadas para o exterior.
Trabalhos de consagrados artistas estrangeiros, como os de Paul Klee, Henri Matisse e Pablo Picasso, também estão expostos. A riqueza cultural do Japão fez com que muitas das suas importantes cidades, e mesmo as mais longínquas, possuam museus desta qualidade, para surpresa dos visitantes. Acabam sendo marcos para orgulho dos seus habitantes, e locais obrigatórios para os turistas que não esperam tanta modernidade até nas áreas mais tradicionais do Japão.
18 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde, webtown | Tags: bebida contendo açaí, energético, inovações constantes | 4 Comentários »
Os japoneses são grandes consumidores de bebidas energéticas e outras baseadas no chá verde que apresentam qualidades que poderiam ajudar na saúde, como noticiamos neste site. Agora, consta no twitter da Silva Kikuchi, jornalista brasileira que trabalha em Tóquio e é bem informada, que a Asahi Soft Drinks está lançando uma bebida de frutas com base no açaí do Brasil, que a torna rica em polifenol e vitamina C. Todos sabem que o açaí tornou-se um produto largamente consumido em todo o mundo por aqueles que necessitam de energia, entre eles os que praticam vários esportes. Espera-se que este novo suco contenha uma quantidade razoável de açaí que é fornecida pelo Brasil, que parece estar sendo apresentada de forma atrativa.
17 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde, webtown | Tags: catechins, consumo de bebidas no Japão, Ito En, para diversas finalidades | 2 Comentários »
Se existe um povo que consome chás nas suas mais variadas formas é o japonês. O respeitável jornal econômico japonês Nikkei noticiou hoje que a empresa Ito En vai lançar no próximo dia 5 de setembro um novo chá que recebe o nome de Catechins, que é o principal componente do chá verde, e destinado para ajudar na redução do colesterol e gorduras no corpo humano.
Os japoneses encontram bebidas de diversos tipos nas vending machines espalhados pelas cidades. Alguns alegam ter poderes revigorantes como os muitos que contêm gingzen, outros que prometem vigor sexual, outros que facilitam a digestão, que são consumidos em grandes volumes, apesar das dúvidas sobre seus verdadeiros efeitos. Tudo indica que seus fabricantes são empresas responsáveis, e os produtos não devem fazer mal, mas eles não podem ser confundidos com remédios, pois são vendidos livremente sem nenhuma recomendação médica.
Leia o restante desse texto »
17 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: comparações com o Brasil, iniciativas empresarias japonesas na Ásia, notícias no Nikkei
Muitos no Brasil se surpreendem com o recente interesse dos japoneses pelo país, que é sempre interessante para ambos os países, mas não se dão conta que eles estão procurando intensamente os seus vizinhos asiáticos, como é natural. Diante das dificuldades que encontram no mercado interno, suas expansões ocorrem no exterior, começando pelas regiões mais próximas. Para dar uma noção destas movimentações, tomamos como exemplo as principais notícias divulgadas somente hoje no jornal econômico Nikkei, que mostram o volume destas iniciativas.
No setor relacionado com a China, informam que a trading japonesa Sojitz e a Ube Material Industries investem na Sunland chinesa para aumentar em 150% a produção de calcários, vitais para as indústrias de produtos siderúrgicos e papel. A japonesa Lixil que trabalha com produtos para banheiros, cozinhas e outros para residências está providenciando para dobrar suas vendas na China.
Leia o restante desse texto »
17 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: assuntos de interesse, Highlighting Japan, revista online do governo japonês
O governo japonês está divulgando na revista online, Highlightin Japan, em inglês e japonês, aspectos relevantes sobre aquele país, com uma grande qualidade na sua apresentação. Neste mês de agosto, por exemplo, incluem matérias sobre os designs criativos utilizados pelos artistas e fabricantes, tendo como título “The Colors of Cool”, artigo ilustrado com fotos de elevada qualidade. Num outro artigo refere-se ao uso do yukata, tradicional kimono de verão, mais leve e informal, tanto usado pelas mulheres como pelos homens, principalmente quando em casa.
As campeãs mundiais de futebol feminino, as nadeshikos, como são conhecidas, as flores persistentes e graciosas, também mereceram uma cobertura. Os japoneses que são tradicionais consumidores de chá utilizam chaleiras que são feitas por séculos em uma escola de artistas, que leva o nome de Kikuchi Hojudo. O Museu de Arte de Aomori mereceu uma reportagem.
Leia o restante desse texto »
17 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: exemplos para o mundo, inovações nas roupas, necessidade de economia de energia, Super Cool Biz
O jornal econômico norte americano The Wall Street Journal publicou um artigo elaborado por Cheng Herng Shinn informando sobre o sucesso da campanha do Super Cool Biz que foi implantado no Japão diante da necessidade de economia no consumo de energia. A primeira iniciativa japonesa já havia ocorrido naquele país em 2005, quando até o gabinete do primeiro-ministro Junichiro Koizume adotou a política sugerida pela ministra do meio ambiente. Eu mesmo tive reuniões oficiais com Koizumi usando camisa esporte.
Agora, com os aparelhos de ar-condicionado regulados para temperaturas mínimas de 28 graus centígrados, toda a população aderiu ao Super Cool Biz no verão de calor intenso e úmido do Japão, e as vendas destes trajes mais esportivos cresceram 4,3% em julho último, comparado com o mesmo mês do ano anterior.
A moda do Super Cool Biz foi aderida pelos japoneses, tanto nas ruas quanto no trabalho
Leia o restante desse texto »
16 de agosto de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, webtown | Tags: aproveitamento de algas para bioenergia, plano de longo prazo para energia, política industrial
Na tentativa de saírem da crise em que se encontram, muitas medidas estão sendo tomadas no Japão, num entrosamento do governo com o setor privado. Entre elas, o jornal Daily Yomiuri noticia que o METI – Ministério da Economia, Indústria e Comércio está discutindo um plano energético de trinta anos, visando o desenvolvimento de novas energias, bem como economia do consumo das mesmas, com uma perspectiva mais longa. Os planos anteriores eram de dez anos. Dentro das novas fontes de energia, a empresa DIC com a Universidade de Tsukuba trabalha na produção em larga escala da alga verde botrycoccus para a produção de biocombustível, conforme noticia o Nikkei.
Outra iniciativa pela INCJ – Innovation Network Inc.of Japan, segundo o mesmo jornal Nikkei, junta os esforços da Toshiba, Sony e Hitachi para integrar suas operações com os painéis de LCD para uso nos novos aparelhos eletrônicos de comunicação, que tenha 20% do mercado global. Tudo isto mostra que o Japão está tentando romper os problemas que estão limitando seu desenvolvimento.
1. Sítio da DIC nos Estados Unidos, que opera a maior produção de algas do mundo / 2. Através do INCJ, Japão busca implementar a política industrial a partir da perspectiva de um fundo de investimento
Leia o restante desse texto »