Japoneses Estão Acordando
4 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Destaque, Editoriais | Tags: acordos com coreanos, eficiência menor dos japoneses, reconhecimento, uso de gerências do exterior
Um admirável editorial acaba de ser publicado hoje pelo respeitável jornal econômico japonês Nikkei. Reconhece que as empresas japonesas estão perdendo na velocidade de ajuste nesta pós-crise, enumerando as razões que percebem, e recomendando novas orientações.
Isto é muito importante porque a influência do Nikkei é imensurável nas classes políticas, empresariais e junto a autoridades japonesas. É um reconhecimento explícito que do jeito que vai não dá mais, precisando mudar urgentemente, idéia que parece estar se generalizando. E citam, abertamente, os nomes das empresas.
O editorial cita que os coreanos estão efetuando investimentos maciços, de forma muito agressiva, focando para os produtos de elevados valores agregados e que adotam medidas para baixar ao chão as atividades de marketing no exterior.
Citam o que está acontecendo com a Samsung, a LG e a Hyundai, comparando abertamente com empresas japonesas. Constata-se que o Japão sentiu um forte baque com a perda da concorrência nos Emirados Árabes Unidos para os coreanos, e isto está servindo como uma pedra de toque para as mudanças.
Explicita que os japoneses precisam utilizar as gerências dos países onde fazem investimentos, e que precisam se associar com os coreanos, por exemplo. Esta posição, vinda num editorial do Nikkei, expressa uma mudança radical de posição.
Deixando o orgulho japonês de lado, admite diretamente que estão perdendo a capacidade de concorrência, e que medidas radicais precisam ser tomadas pelas empresas japonesas para continuarem sobrevivendo. Que estas advertências tenham efeito prático, inclusive no relacionamento com a América do Sul, onde realmente os japoneses estão perdendo espaços para os coreanos.