Dificuldades Políticas no Japão
29 de maio de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: dificuldades do premiê Hatoyama, falta de uma liderança marcante, precariedade do governo | 1 Comentário »
Nas últimas eleições parlamentares japonesas, a oposição representada pelo PDJ – Partido Democrata do Japão, apesar de já envolvido em escândalos de contribuições políticas, acabou vencendo o tradicional PLD – Partido Liberal Democrático, desgastado pela sua pouca eficiência.
Entre as promessas eleitorais do PDJ figurava a solução da complexa questão das bases militares norte-americanas em Futanma, em Okinawa. No entanto, o premiê Yukio Hatoyama, cujo partido estava coligado com o PSD – Partido Social Democrata, tendo a líder Mizuho Fukushima como uma das ministras, teve que demiti-la, pois não concordava com a precária decisão sobre esta base militar. Como também acontece com muitos eleitores.
A falta de uma solução razoável provocou o rompimento da precária coalizão. O prestígio do atual governo já estava muito baixo, contando com menos de 20% de suporte dos eleitores, pela incapacidade de formular políticas razoáveis com rapidez.
Assim, os opositores já pedem a demissão do premiê Yukio Hatoyama, num momento crucial para a Ásia, dada as dificuldades entre as duas Coreias. Há um elevado risco da queda do governo, antecipando as eleições, como acontece no parlamentarismo.
O Japão, que ainda não conseguiu recuperar-se da crise econômica, passa a enfrentar também uma grave crise política. Na realidade, não existem fortes lideranças políticas que possam retirar o país deste atoleiro.
Nakamura,
Espero que sua observação refere-se a política japonesa.
Paulo Yokota