Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Temperaturas Elevadas Estimulam Consumos Específicos

22 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: ar-condicionado e outros produtos específicos, consumos de melancias

Como ocorrem aumentos de consumos de ventiladores nos países emergentes, no Japão, com as elevadas temperaturas que estão ocorrendo neste verão, as demandas de alguns itens estão batendo verdadeiros recordes. O mais impressionante é o consumo de melancias utilizadas pelos asiáticos para reduzir a temperatura do corpo humano, como ocorre por recomendação das medicinas orientais.

Mas também os aparelhos de ar-condicionado estão sendo procurados, ainda que nos edifícios sejam controlados para a economia de energia. Assim, ainda que haja uma elevação da temperatura superando 35 graus centígrados, os sistemas estão ajustados para reduzi-la a cerca de 25 graus, e mesmo que os hóspedes de um hotel tentem baixar um pouco mais, eles não obedecem às reduções solicitadas. Algumas redes de lojas acusam crescimento de 150 a 200% sobre os dados do mesmo período do ano passado.

verão

Verão faz aumentar o consumo de produtos para refrescar

Nota-se que o consumo de refrigerantes e sorvetes está se elevando, normalmente nas máquinas que podem ser acionadas com a utilização de moedas. Algumas lojas de conveniência registram aumentos de dois dígitos, chegando algumas a mais de 50%, para alegria das empresas produtoras de bebidas como cervejas.

Alguns produtos novos, como roupas que absorvem o suor estão sendo lançados, alcançando bons resultados, inclusive os que ajudam aqueles que desejam acelerar o emagrecimento. Ainda que surpreendente, também roupas de cama como travesseiros e lençóis estão com consumos aquecidos, pois existem na Ásia os destinados a refrescar o corpo durante o sono.

Nota-se que as orientais que possuem peles claras, que é um padrão regional de beleza, demandam uma impressionante quantidade uso de guarda-sóis, bem com outros produtos que evitam a exposição à insolação. As crianças estão lotando as piscinas e as relativamente poucas praias existentes na Ásia.