Brasil Participação de Feira de Orgânicos no Japão
21 de setembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: Biofach no Japão, mercado promissor, produtos orgânicos
O mercado de produtos orgânicos se encontra em grande expansão tanto no Brasil como no exterior. Mais de 70 produtores brasileiros se organizaram no chamado projeto Organics Brasil para participar de feiras internacionais, apresentando produtos cosméticos, açúcar e aguardentes de cana, como no Biofach que se realiza nesta semana em Tóquio. O mercado asiático aparenta ser promissor para estes tipos de produtos.
Os cosméticos já são conhecidos no Japão, principalmente os que utilizam matérias-primas amazônicas, que possuem uma boa imagem naquele mercado. Outros produtos, como confecções de algodão também parecem promissores. Como os produtores brasileiros ainda são de dimensão limitada, procuram se associar de forma a participar destas feiras internacionais, que sempre apresentam custos consideráveis, além de exigirem um mínimo de experiência.
Este projeto conta com o apoio da Apex – agência oficial brasileira de promoção da exportação. Os mercados dos Estados Unidos e da Europa se mostram mais promissores, no momento, mas os asiáticos devem ser tentados, pois apresentam perspectivas futuras.
No mercado interno brasileiro já se encontram muitos produtos que podem ser encaminhados para o exterior, como o café, alguns sucos, bem como cereais. No entanto, há que se considerar que as exigências no exterior são elevadas, do ponto de vista fitossanitário, e muitos países contam com sofisticados sistemas para rastreamento de produtos como fertilizantes, defensivos, conservantes e outros que desqualificam muitos deles.
No Brasil, o processo de seu credenciamento por agências que gozam de credibilidade ainda é limitado, até mesmo para o mercado interno. Como a demanda destes produtos cresce a uma taxa em torno de 30% ao ano, espera-se que esta evolução ocorra com rapidez.
É importante que as embalagens utilizadas atendam as qualificações de mercados sofisticados, pois com a globalização mesmo os setores ou casas especializados dos variados pontos de venda exigem todas as suas características devidamente inscritas, na língua utilizada nos países importadores.
Os consumidores de produtos orgânicos costumam ser mais exigentes que os usuais, pois pagam um sobrepreço para preservar a qualidade de sua vida.