Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Uso das Redes Sociais no Brasil

5 de fevereiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: artigo no Wall Street Journal, limitações, publicidades, uso intenso das redes sociais

Um artigo publicado por Loretta Chao no Wall Street Journal informa que o Brasil é a capital universal da rede social, o maior destaque no mundo emergente, pois a China ainda impõe algumas restrições bloqueando alguns sites como do YouTube, Facebook e Twitter. Aqueles que utilizam o Facebook estimam-se já cheguem a 65 milhões. O YouTube está permitindo muitos que ingressaram na nova classe média se tornarem conhecidos por todo o país rapidamente, de forma que surpreendem até os usuários. O artigo tenta entender porque isto acontece no país, e a articulista constata que o brasileiro costuma ser muito aberto para estabelecer contatos com outros não conhecidos, mais que outras populações e em qualquer ambiente, como no elevador ou no restaurante.

Também constata que o Brasil foi em 2012 o maior mercado que utiliza o Google, e as vendas pela internet acusam crescimentos respeitáveis. O Twitter também tem muita utilização. Do exterior existe um grande interesse sobre o Brasil, informando que o tempo de utilização para todas estas mídias sociais chegou em setembro último a 361 minutos por mês por usuário. Ainda assim, a publicidade que utiliza estes instrumentos é relativamente baixa, correspondendo a cerca de 10% para os anúncios digitais, havendo também algum receio que dados pessoais e familiares sejam utilizados para finalidades escusas.

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No caso do Facebook, uma pesquisa efetuada pela chamada comScore chegou-se os usuários estão utilizando 535 minutos por mês. No YouTube chega a 140 minutos, quando a média mundial é de 161 minutos. Os brasileiros conversam com os outros sobre programas da televisão, esportes e notícias, o que chega a fazer parte da cultura brasileira.

Atletas profissionais internacionais também estão fazendo uso destes instrumentos, inclusive estrangeiros como o português Cristiano Ronaldo, mas também os brasileiros destacados internacionalmente.

Muitos compartilham também fotos. O Twitter está se mobilizando para aumentar suas vendas no Brasil, pois crescem mais que em outros mercados latino-americanos. As empresas de tecnologia que atuam mundialmente estão interessadas nas potencialidades brasileiras, mais que em outros países emergentes da Ásia.

O uso do cartão de crédito também está aumentando no Brasil, de forma que as vendas pela internet venham se elevando. O mercado abrange uma ampla gama de produtos, desde automóveis até uma simples linha, o que não é muito comum em outros países.

A infraestrutura deficiente está estimulando alguns investimentos estrangeiros para dar maior velocidade e confiabilidade para as transmissões, inclusive com a instalação de cabos submarinos. Evidentemente, o crescimento da economia está relacionado com estes usos, e os estrangeiros esperam que a brasileira venha a se recuperar.