Empresas Japonesas Investindo no Futebol
18 de setembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: audiências mundiais, futebol como veículo para publicidade, jogadores brasileiros na mira
Este site tem insistido que o futebol, conhecido em inglês e em muitas partes do mundo como soccer, é o esporte que mais atrai o público em todo o universo, tornando se um importante veículo de comunicação para as empresas que desejam colocar os seus produtos no mercado. O jornal econômico japonês Nikkei noticia que a Panasonic está interessada em patrocinar o jogador brasileiro Neymar, considerado por muitos como um novo Pelé.
As empresas japonesas estão perdendo para os coreanos como a Samsung e a Kia o patrocínio de equipes europeias cujos jogos são transmitidos por todo o mundo pela televisão. Reagindo a esta situação, noticia-se que novos torneios poderão ser patrocinados por empresas japonesas, como já faz a Toyota.
A Sharp parece estar negociando na Europa o patrocínio da UEFA 2012 com Michel Platini, que é o presidente da Federação Europeia. Eles já patrocinam a equipe do Manchester United, como a Hitachi faz com o Liverpool, ambos os clubes ingleses. A Sony patrocina a Juventus da Itália.
O pioneiro deste tipo de patrocínio foi a brasileira Cacique que patrocinou Pelé, ficando com o Café Pelé conhecido em todo o mundo, abrindo até o mercado russo para o café instantâneo brasileiro.
Informa-se que em 2008 os jogos dos times europeus foram vistos em 231 diferentes mercados, inclusive países emergentes, tendo sido apreciados por 6,6 bilhões de telespectadores.
Muitos jogadores brasileiros são astros de publicidade nos países estrangeiros onde jogam, mesmo os não conhecidos no Brasil, servindo como instrumentos de publicidade.
O importante é que, além das marcas de empresas e os nomes dos jogadores, a imagem de um país como o Brasil fica conhecido no resto do mundo, pelos jogadores que todos sabem que são brasileiros, como o Ronaldo, o Ronaldinho, o Kaká e muitos outros.
O esforço que o Santos efetua mantendo Neymar jogando no Brasil deve ser encarado não só como de interesse de um clube de futebol e de um jogador, mas ajuda a divulgar o país no exterior. As empresas brasileiras que desejam incrementar a colocação de seus produtos no mercado internacional necessitam considerar mais seriamente este assunto, aproveitando eventos como a próxima Copa do Mundo, que passa a ser de interesse nacional.
Percorrendo os países estrangeiros, mesmo nos rincões mais afastados, quando eu me identificava como um brasileiro, a primeira lembrança dos meus interlocutores era Pelé. Ainda agora na Expo Xangai 2010, depois de tantos anos após a sua aposentadoria.