Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldades na Internacionalização das Empresas Japonesas

20 de junho de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: comando e administração das atividades no exterior, o caso da Takeda Pharmaceutical, reações no Japão e no exterior

Um artigo publicado por Shimao Ojima no Nikkei Asian Review mostra algumas dificuldades no processo de internacionalização de grandes empresas japonesas, referindo-se especificamente ao caso da Takeda Pharmaceutical que se lançou agressivamente neste processo. Estas adaptações são sempre difíceis e a Takeda acabou acumulando uma série de problemas. Informa-se que foi indicado pelo atual presidente Yasuchika Hasegawa, que passa a ser o chairman, para novo CEO Chistophe Weber, que foi anteriormente da GlaxoSmithKline, empresa consagrada na indústria farmacêutica internacional. Ele sofre agora restrições de alguns acionistas tradicionais, ainda que não aparente que vá ser criado um problema insolúvel. Muitos executivos internacionais que receberam elevados honorários permaneceram pouco tempo em seus postos, dando a impressão que não estão engajados nas perspectivas de longo prazo, onde o brasileiro Carlos Ghosn seria uma honrosa exceção.

A Takeda enfrenta dificuldades, pois um dos seus produtos principais é a Actos, destinada ao tratamento do diabetes, que está com sua patente expirando, e suas pesquisas não foram capazes de gerar outros como o TAK-700, um candidato promissor para o câncer da próstata. Também ela se lançou agressivamente para a aquisição de laboratórios no exterior, como a Millennium e a Nycomed, para ajudar a comercializar seus produtos, inclusive em países emergentes como o Brasil, onde já possuem cerca de 40% do mercado. Acabou por gerar uma reação que chegou à Justiça Federal dos Estados Unidos que impôs uma multa de US$ 6 bilhões, diante do questionamento sobre efeitos colaterais da Actos.

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Chistophe Weber e Yasuchika Hasegawa

O artigo informa que a Takeda também está enfrentando problemas na gestão das empresas adquiridas no exterior, notadamente no alvo dos mercados emergentes que era um dos principais objetivos.

Os volumes dos investimentos que foram efetuados nestas aquisições também são astronômicos, necessitando assegurar uma elevada rentabilidade dos mesmos. Existem também preocupações com a capacidade de executivos estrangeiros entenderem as pesquisas e estratégias de longo prazo das empresas japonesas, que acabam diferindo das internacionais em muitos aspectos.

Todos estes problemas da Takeda podem ser levantados por ocasião da assembleia que deverá eleger o novo CEO. Mas estes ajustamentos acabam sendo indispensáveis quando empresas como a Takeda que estavam concentradas no mercado japonês pretendem se tornar internacionais, o que necessitam fazer se pretendem continuar crescendo.