“Japanese Americans” – Filme Americano Sobre Imigrantes
13 de outubro de 2010
Por: Naomi Doy | Seção: Livros e Filmes | Tags: direção de Katsuo Fukuzawa, produção TBS-Japão-2010, roteiro Sugako Hashida | 2 Comentários »
Notícia publicada no semanário The North American Post, de Seattle, WA., informa que está sendo finalizado o filme sobre imigrantes japoneses nos Estados Unidos. Foi filmado em locação na Costa Oeste americana (Seattle, Los Angeles, Manzanar), e no Japão (Hiroshima, Okinawa), e é um seriado especial comemorativo do 60º aniversário da TBS – Tokyo Broadcasting System. É a dramática história da luta de um homem que tenta preservar a pequena propriedade construída com muito suor, enquanto, juntamente com sua família dividida, é enviado para um campo de prisioneiros de guerra. Relato de um tempo obscuro da história americana quando imigrantes japoneses e descendentes americanos foram encarcerados por causa do temor paranoico de que pudessem vir a colaborar com o beligerante governo militar japonês na II Guerra.
O ator japonês Tsuyoshi Kusanagui faz duplo papel: o do imigrante Chokichi Hiramatsu, que vai para os EUA em 1910 como trabalhador agrícola, e, na continuação a partir de 1940, representa também o papel do filho, Ichiro, quando toda a família é aprisionada em campo de concentração. Alistado no exército americano, ele é enviado para o front europeu. Suas duas irmãs são expatriadas, e sofrem também as piores consequências da guerra.
Os atores Tsuyoshi Kusanagui e Pinko Izumi e a roteirista Sugako Hashida
Tsuyoshi Kusanagui foi saudado pela mídia de Seattle como “Justin Timberlake do Japão”. A veterana atriz Pinko Izumi faz papel de imigrante que tinha ido à América como picture-bride: noiva por procuração, em casamento arranjado através de fotografia para suprir falta de moças casadoiras entre os imigrantes solteiros. Fato que ocorreu no Brasil também. As veteraníssimas atrizes Kaoru Yachigusa e Keiko Kishi também estão no elenco.
O seriado, em cinco episódios, é dirigido pelo diretor Katsuo Fukuzawa, e tem estreia prevista no Japão em novembro próximo. O que torna o filme curioso para nipo-brasileiros é que o roteiro foi escrito por Sugako Hashida, autora do livro Haru to Natsu – Todokanakatta Tegami (Haru e Natsu – A Carta que não Chegou. Ed. Kaleidos-Primus, 2005, tradução Masato Ninomiya), sobre a saga e história de desencontros de imigrantes japoneses no Brasil. O filme baseado neste livro e produzido pela emissora NHK fez bastante sucesso quando do lançamento entre nós. Foi exibido pela NHK e pela Rede Bandeirantes, em 2008, em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Seria interessante se pudéssemos comparar as duas produções, fazer paralelos e conferir a imigração japonesa nos dois países. Infelizmente, por ora, não há previsão de Japanese-Americans vir a ser exibido no Brasil.
Gostei da informação.
Parabéns.
Caro Urashima,
O artigo postado decorre do empenho da Naomi Doy. Obrigado pelo comentário.
Paulo Yokota