Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Retrospectiva da Kyoko Kagawa Entusiasma os Cinéfilos

12 de novembro de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: artista Kyoko Kagawa, filmou com os principais diretores japoneses, premio internacional, retrospectiva

Os nostálgicos cinéfilos fãs da artista Kyoko Kagawa estão satisfeitos com a premiação que ela recebeu aos 79 anos pela sua longa e brilhante carreira que começou em 1949 e destacou-se especialmente nos anos de ouro da cinematografia japonesa nos anos cinquenta e sessenta do século passado. Ela continua em plena forma e ingressou recentemente no prestigioso Clube dos Correspondentes Estrangeiros em Tóquio toda satisfeita, aceitando responder qualquer pergunta na sua entrevista coletiva, exibindo sua vitalidade e agilidade mental, respondendo até as mais rudes perguntas com grande elegância, mostrando que acumulou com a idade uma grande maturidade e senso de humor. Sobre o assunto, escreveu Mark Schilling para o The Japan Times.

O prêmio que ela recebeu foi do International Federation of Films Archives, muito merecido pelo seu trabalho de preservação de uma importante documentação que será apresentada ao público.

clip_image002clip_image004clip_image006

Kyoko Kagawa Foto: KYODO). Cenas de Tokyo Monogatari

O primeiro grande sucesso desta fenomenal artista foi Tokyo Monogatari em 1953, ela que trabalhou com diretores consagrados como Akira Kurosawa, Yasuhiro Ozu, Kenji Mizoguchi e Mikio Naruse, monstros sagrados da cinematografia mundial e japonesa.

Anunciou-se que ela recebeu a premiação pela preservação de filmes antigos que serão apresentados na sua retrospectiva prevista para o final deste ano em Tóquio. 45 de suas aparições mais consagradoras, ao lado de fotos e outros materiais por ela selecionados serão utilizados na retrospectiva.

Seu último trabalho para Akira Kurosawa foi a sua participação no Madadayo, ultima obra do consagrado diretor, do qual nunca recebeu uma palavra de elogio. Também do artigo constam episódios pessoais com outros diretores consagrados.