Best Seller Coreano Lançado Também no Brasil
24 de fevereiro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: 5 milhão de exemplares em inglês, best seller coreano, Editora Intrínseca, livro de Kyung-sook Shin, New York Times informa venda de 1, notícia no O Globo | 18 Comentários »
Segundo a entrevista concedida para O Globo pela escritora sulcoreana Kyung-sook Shin, 49 anos, o seu livro “Por favor, cuide da mamãe” procura acompanhar o desmoronamento de uma família em Seul, na Coreia, diante do sentimento de remorso e culpa. Visa recuperar os laços de amizade que foram sendo perdidos na medida em que os seres humanos se tornaram modernos. Ela espera que os leitores se lembrem de que a família é a menor unidade social, que merece maior atenção.
A edição brasileira da Editora Intrínseca conta com a tradução de Flávia Rössler, com 236 páginas, e o livro foi eleito pela Amazon como uma das dez melhores de ficção de 2011. O livro, segundo o artigo no Globo, conta um fato de três perspectivas diferentes, a da filha workholic de uma mãe que se perdeu no metrô de Seul, do filho mais velho que se muda para a capital, e do pai, um tipo do interior ausente do cotidiano, algo semelhante com Rashomon, o famoso filme de Akira Kurosawa.
O livro chegou aos Estados Unidos e foi constar da badalada lista do clube de leitura de Oprah Winfrey. Tornou-se finalista do Man Asian Library Prize, que será anunciado em março próximo.
Segundo a autora, o livro é o reflexo de mudanças sulcoreanas, que passa muito rápido. Os que viveram a guerra e o regime autoritário convivem com os que implantaram a democracia. Existe uma tensão onde a família sofre mudanças.
Segundo o artigo do Globo, o livro começa relatando uma hora que não é de rush no metrô da Capital sulcoreana, e um casal de idosos vindo do interior procura chegar à casa do filho mais velho. Mas, quando o trem freia na plataforma, a mulher analfabeta que cuidou dos filhos se perde do lado de fora do metrô. A família passa a desmoronar com a culpa e o remorso.
Muitos autores asiáticos despertam interesse no Ocidente, com elevadas tiragens. Neste caso, a autora não está focada na localização da mãe, mas na análise do quanto ela não foi valorizada antes.
Otima dica!
Caro João,
Obrigado por utilizar o site.
Paulo Yokota
Gostei da sugestao, tanto que comprei o livro.
Caro João Henrique,
É muito interessante estas mudanças que estão ocorrendo, não só na Coreia.
Paulo Yokota
Amei o livro!
Cara Juliana Cruz,
Obrigado pelo seu comentário.
Paulo Yokota
Obrigada também querido Paulo Yokota!
Nos dê mais dicas de livros de autores coreanos.
Cara Juliana,
Sempre que receber indicações das editoras ou dos amigos, tentarei responder a sua solicitação, com muito prazer.
Paulo Yokota
Caro Paulo,
Ainda estou por aqui.
Desculpa responder só agora o seu comentario.
Deixo aqui meu email([email protected]) para receber as dicas, porque ainda está dificil encontrar os bons livros.
Cara Juliana Cruz,
Continuarei atento para poder atende-la.
Paulo Yokota
OK!
Fico no aguardo.
E mais uma vez, agradeço por sua atenção e gentileza em responder meus comentários. 😉
Tudo de bom pra você Paulo Yokota!
Cara Juliana, infelizmente não tenho novidades. V. poderia contatar o Embaixador Edmundo Fujita que nos representa naquele país, que pode ter mais informações.
Paulo Yokota
Ok, querido Paulo.
Acho que esse assunto, não é tão relevante para contactar o Embaixador Edmundo Fujita. ^^ rs
Mas de qualquer forma, agradeço sua atenção e ficarei lendo seu site, que por sinal tem vários outros assuntos interessantes.
Recentemente o meu interesse aos países Asiáticos vem aumentando, e é muito bom saber sempre mais e suas publicações tem me ajudado a entender um pouquinho. Perguntei sobre livros, porque amo ler livros, e muitas das vezes perdemos tanto tempo em transito, que tento preencher esse tempo nas leituras. haha.
Um abraço!
Cara Juliana Cruz,
Obrigado pelo comentário. Realmente, nestes países asiáticos é que as coisas interessantes estão acontecendo recentemente.
Paulo Yokota
Verdade, viu! rs
Sucesso sempre pra você, prezado Paulo.
Caro Juliana Cruz,
Obrigado, faço o que posso.
Paulo Yokota
Boa tarde Paulo! Encontrei hoje o seu site, não sei se vc ainda o atualiza. Busco por um conto ou poesia que creio se chama “encontro” ou ” encontros” , ele fala dos tipos de encontros. Assisti a um filme coreano e um personagem o lê em voz alta, não colocaram legenda para a capa do livro então não tenho como buscar. Vc por acaso pode me ajudar? Muito obrigada. Abraço e obrigada pelas dicas do seu site.
Cara Celeste Ulrich,
Infelizmente não tenho a informação que lhe interessa.
Paulo Yokota