Aperfeiçoamentos na Indústria Automobilística
8 de maio de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: fortalecimento dos intercâmbios, inovações, novos modelos sofisticados e pequenos
De forma surpreendente, a Google, segundo a CNN, conseguiu completar satisfatoriamente um teste de 200 mil milhas (mais de 300 mil quilômetros) com um veículo totalmente dirigido por um computador, tendo obtido a licença para o seu uso no Estado de Nevada, nos Estados Unidos. É considerado um veículo autônomo, e no futuro deverá estar nas estradas. A licença foi concedida para a Google, o gigante do Vale do Silício em tecnologia. O projeto começou em 2010 com Sebastian Thrun, e visa prevenir acidentes de trânsito, economizar o tempo dos motoristas e reduzir a emissão de carbono. A informação completa sobre esta notícia pode ser obtida em: http://edition.cnn.com/2012/05/07/tech/nevada-driveless-car/index.html
Veículo autônomo, que dispensa motorista
Do Japão vem a notícia publicada no Nikkei que a Toyota consolidou a sua aliança com a Fuji Heavy Industries, focada em veículos ecológicos, que obteve sucesso com o seu Subaru BRZ lançado simultaneamente com a Toyota 86.
A indústria automobilística mundial passa por mudanças, com novas alianças. A General Motors procura um entendimento com a Volkswagen bem como com a Isuzu, o mesmo acontecendo com a Fiat. A Nissan, que já opera com a Renault, decidiu adquirir o controle da russa AvtoVAZ. Montadoras chinesas estão aparecendo no cenário mundial.
Tudo indica que nos próximos anos, com as crises se estendendo por muitos países, as mudanças e acordos serão inevitáveis, dentro de um quadro que não poderia ser imaginado no passado. Até as indústrias japonesas, que tinham orgulho das suas tecnologias desenvolvidas dentro de suas empresas, estão sendo obrigadas a se associar com outras, inclusive no exterior.
A globalização e as crises acabam sendo implacáveis, exigindo mudanças que eram difíceis de serem imaginadas. Parece que não existe mais as barreiras intransponíveis.