A Flor da Árvore Símbolo do Brasil
10 de setembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: a flor do pau-brasil, outros nomes, símbolo pouco frequente nos parques e jardins | 4 Comentários »
Apesar de todos os brasileiros terem aprendido desde os primeiros anos escolares que o pau-brasil é a árvore nacional do país, poucos a conhecem, pois não são numerosos nos parques, jardins ou nas ruas brasileiras. Com o nome científico de caesalpinia echinata, é uma leguminosa nativa da Mata Atlântica, recebe nomes diferentes pelas diversas regiões, como arabutã, ibirapiranga, ibirapitanga, ibirapitá, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado. Sua flor é pouco conhecida, pois nesta época do ano encontra-se com mais facilidade o ipê amarelo.
A árvore que deu o nome ao país, Brasil, é conhecida historicamente pela tinta vermelha que produz e na época da descoberta era muito requisitada para o tingimento dos tecidos, que simbolizavam o poder papal. A sua flor, pela sua singela beleza deveria ser mais conhecida de todos os brasileiros, e até pelos estrangeiros que costumam se encantar com as belezas naturais do país. Tem um agradável aroma. Acabou de ser divulgado por um artigo constante da edição de domingo de O Estado de S.Paulo.
Flores de pau-brasil e do ipê amarelo
A árvore chama-se leguminosa porque produz uma vagem que contém as suas sementes. Dependendo de onde se encontra, ela chega a ter um tronco reto que chega a dez a quinze metros, mas a quantidade de flores não é tão grande como a do ipê amarelo.
A sua importância econômica atual não é grande, pois existem muitos tingimentos químicos, ainda que alguns artesãos valorizem os produtos totalmente naturais.
Poucos são os brasileiros que diferenciam as plantas, árvores e flores, o que confunde muitos viajantes estrangeiros que desejam conhecer as belezas naturais do país, que são abundantes e ricas. Os que conhecem os seus períodos de floração são em pequeno número, mostrando que o Brasil é realmente um país que conta somente com duas estações: o das chuvas e das secas.
No mundo que está se globalizando seria interessante que estas diferenças da rica biodiversidade brasileira fossem destacadas nas escolas elementares, pois certamente continuarão sendo marcas importantes do patrimônio nacional.
Como voces conseguiram esta maravilha de ipe lindo. Parabéns pela matéria.
Caro Celso Barbosa de Macedo,
Obrigado pelo comentário. Acredito que V. consegue fotos de ipê em muitas fontes, inclusive pela Google.
Paulo Yokota
Eu tenho um Ipê com 1,30 e um amigo meu tem um Pau Brasil com 20 metros de altura. Ele tem umas mudas lá e vai dá umas para mim.
Caro Lago,
Acredito que devemos disseminar mais as ricas espécies de arvores que temos no Brasil.
Paulo Yokota