Melhor Aproveitamento de Espaços Urbanos no Japão
8 de outubro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: as transformações recentes e rápidas do centro de Tóquio, experiências japonesas nas valorizações das áreas urbanas, expressivas inovações no planejamento urbano
Como é sabido de forma geral, o espaço é vital e crucial no Japão e os japoneses acabaram desenvolvendo técnicas para o seu melhor aproveitamento em todos os sentidos. Isto ocorre nos pequenos apartamentos que proporcionam o conforto equivalente ao dobro do espaço em outros países. O chamado “land development” fez com que regiões próximas de Tóquio fossem mais bem aproveitadas, como por exemplo, com a criação da Cidade Científica de Tsukuba, numa das regiões menos desenvolvidas do Japão, hoje interligada à Capital pelo sistema de subway mais avançado dos japoneses.
O atual centro de Tóquio pouco tem do que ocorria por lá a menos de uma década atrás. Bairros inteiros, como Marunouchi, Otemachi. Yurakucho e Ginza, estão irreconhecíveis com os novos edifícios onde as lojas mais conhecidas do mundo estão intensamente presentes. Restaurantes e escritórios ocupam estas áreas nobres ao qual se somou recentemente a nova Estação Central de Tóquio, construída no início do século XX e que teve um aumento do espaço de cerca de 50.000 metros quadrados com a adição de dois novos pavimentos intermediários, com a manutenção da sua tradicional cobertura inglesa, permitindo a instalação de um novo Tokyo Station Hotel, de alto luxo, com vista para o Palácio Imperial.
A acirrada concorrência fez com que o outro lado da principal rede férrea do Japão, o bairro conhecido como Yaesu, se tornasse a nova atração como um revigorado centro comercial. Com a reabertura de loja de departamentos, como a Daimaru Matsuzakaya, centenas de novos outros estabelecimentos foram inaugurados na região. O novo Tokyo Okashi Land (terra dos doces, mas que se dedica a todos os alimentos) no primeiro subsolo da Primeira Avenida de Tóquio, aproveita o aumento de fluxo de passageiros da região.
O antigo sistema ferroviário japonês acabou criando, entre outros, a East Japan Railway em 2005. A Tokyo Station Development é sua subsidiária e planejou o melhor aproveitamento da região de Yaesu, criando ruas especializadas por tipos de estabelecimentos, ou espaços como praças para particulares tipos de lojas. Por exemplo, Tokyo Character Street conta com 21 lojas especializadas em Snoopy e Hello Kitty.
Na Tokyo Ramen Street, as oito mais famosas redes, que contam somente na Capital com 100 a 200 estabelecimentos, instalaram oito famosos restaurantes, um deles, mais de estilo chinês, serve cerca de 5.000 tigelas por dia. Somente na Primeira Avenida, as vendas aumentaram em 50% com a renovação, e todas estas áreas ficam interligadas subterraneamente, de forma que os passageiros dos trens e dos muitos metrôs que cruzam a área tenham acesso direto aos estabelecimentos comerciais ou escritórios, fazendo chuva ou sol.
Muitos estabelecimentos do exterior também estão sendo atraídos para a região. Com a reabertura da nova estação de Tóquio, o aumento do tráfego de clientes foi de 30% na área, devendo contar com 37 milhões de visitantes por ano.
Estes aproveitamentos dos arredores das grandes estações não estão ocorrendo somente em Tóquio. Muitos antigos pátios ferroviários e imóveis ao longo das ferrovias estão se tornando importantes áreas de melhor aproveitamento dos imóveis, ajudando no retorno dos investimentos ferroviários.
São exemplos que deveriam ser absorvidos para aumentar o retorno dos projetos ferroviários, que, em muitos casos, ficam deficitários em si, e não havendo como mantê-los somente via orçamentos públicos.