Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Panorama Histórico da Fotografia no Brasil

9 de novembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: colaboração com a Fundación Maffre e o Instituto Moreira Salles, informações pessoais do presidente Ricardo Ohtake, uma inusitada exposição no Instituto Tomie Ohtake

Há um crescente destaque recente da fotografia como instrumento de manifestação artística em todo o mundo, além dos registros das imagens que falam mais que muitos longos textos. Numa iniciativa inédita, o Instituto Tomie Ohtake apresenta uma histórica exposição abrangendo nada menos que 170 anos, com 420 das mais expressivas imagens sobre o Brasil. Conta com a colaboração da Fundación Maffre e do Instituto Moreira Salles, cujo acervo está entre os mais respeitáveis. A grandiosa exposição, com a curadoria do historiador e fotógrafo Boris Kosoy, conta com a curadoria adjunta de Lilia Moritz Schwacz, historiadora, antropóloga e escritora, decorrente de uma colaboração especial com o Instituto Moreira Salles. A exposição ocupa todo o espaço do segundo andar do Instituto Tomie Ohtake, com uma sala juntando as fotografias históricas que começam em 1833, e as demais chegando a 2003, dando uma visão panorâmica do que ficou registrado em imagens fotográficas nestes 170 anos.

Acompanhei com Ricardo Ohtake, presidente do Instituto Tomie Ohtake, o início da montagem da exposição. Perguntei se começava com os conhecidos trabalhos de Militão Augusto de Azevedo que retratou muito de São Paulo no final do século XIX. Fui informado que existem fotos anteriores, desde 1833, que estão na exposição, muitos relacionados com visitantes estrangeiros que pretendiam conhecer este país tropical. Lembramos que D. Pedro II se interessava muito pelas novas tecnologias, inclusive fotografias, tendo introduzido no Brasil as ferrovias e o telefone, como se deixou fotografar muitas vezes, deixando uma rica documentação. Curiosamente, algo similar acontecia no Japão na Era Meiji que estava fascinado com o que estava acontecendo no resto do mundo da época.

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Esta exposição é imperdível, tanto pelos que se interessam pela cultura no sentido mais amplo como os aspectos históricos do Brasil neste período de grandes transformações, com explicações que acompanham as fotos. Será lançado o livro “Um olhar sobre o Brasil; A Fotografia na Construção da Imagem da Nação: 1833-2003”, coordenado pelo curador, e consultoria histórica de Lilia Moritz Schwarcz”. Apresentam-se trabalhos pouco conhecidos de muitos fotógrafos, até dos mais conhecidos internacionalmente como os brasileiros Sebastião Salgado e Cristiano Mascaro, retratando diversas regiões do Brasil em períodos diferentes.

Alguns equipamentos que foram utilizados também estarão expostos, além do que já era feito na Europa, notadamente na Espanha. A quantidade do material reunido exige uma longa apreciação, pois, além das que já são conhecidas do grande público, muitas imagens refletem aspectos do Brasil sob ângulos diferentes. Vai mostrar que existem mais documentações que são conhecidas por outros meios das artes plásticas.

Ainda que muitas imagens tenham ilustrado livros históricos, poucos possuem uma noção do conjunto do que se dispõe no Brasil sobre este longo período de 170 anos. Pode provocar uma nova onda de procura de fontes primárias para que a história do país não fique nas versões quase romanceadas que ainda representam o “main stream” que está sendo revisado por muitos jovens historiadores.

O que ficou mais conhecido pelos livros que juntaram fotografias de alguns autores ganha um novo olhar, fornecendo um panorama do que está preservado em diversas instituições e coleções particulares, que nem sempre são de fácil acesso aos interessados.

A exposição pode inspirar outros trabalhos, como os bastidores da história que ficou retratada pelas imagens, pois nem sempre as coisas ocorreram somente pelos aspectos que ficaram consagrados na história.