Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Componentes de Veículos de Fibra de Carbono

2 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: já utilizado em aviões, mais resistência e menos peso, Nikkei anuncia acordo da Teijin com a GM para a utilização da fibra de carbono como componentes de veículos | 4 Comentários »

Como é de conhecimento de muitos, componentes de fibra de carbono produzidos pela empresa japonesa Toray Industries já estão sendo utilizados no novo Boeing 787 Dreamliner por serem dez vezes mais resistentes que o aço, pesando um quarto deste material. Isto permite que os aviões tenham uma sensível economia de combustível que utilizam. Agora, o jornal econômico japonês Nikkei anuncia que outra empresa petroquímica importante do Japão, a Teijin, decidiu produzir nos Estados Unidos componentes de fibra de carbono para serem utilizados pela GM – General Motors para a produção de veículos, por apresentarem as mesmas vantagens.

A Teijin pretende ser a primeira empresa do mundo a produzir de forma maciça componentes de fibra de carbono para veículos, aumentando a sua produção deste material em 40% até 2015 nos Estados Unidos. A tradicional fabricante de fibras sintéticas utilizadas na indústria têxtil está estabelecendo um acordo com a empresa automobilística norte-americana GM, que sabidamente opera em todo o mundo.

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Diante dos elevados custos dos combustíveis em todo o mundo, bem como seus impactos sobre o meio ambiente, muitas são as pesquisas que estão sendo efetuadas com novos materiais. A sua utilização em grande escala ainda depende de comprovações que podem ser competitivos, proporcionando as vantagens perseguidas.

Na aviação, que está utilizando aparelhos de grandes dimensões, além dos avanços na aerodinâmica, potência dos motores, grandes esforços continuam sendo persistentemente efetivados para a redução do seu peso, vital para a sua segurança e economia do consumo de combustíveis que constitui um dos itens vitais para a redução dos custos operacionais.

Os veículos terrestres também acompanham estas evoluções, e já existem muitos protótipos que comprovam a sua viabilidade. Mas somente na medida em que são utilizados em grande escala tornam-se efetivas as economias e vantagens na segurança.

Observa-se que nos Estados Unidos está havendo um deslocamento das regiões produtoras de veículos que se localizavam ao norte, e passam a ser transferidas para o sul onde existem menos problemas trabalhistas. Assim, a nova unidade da Teijin deverá situar-se no Estado dos Tennessee, ainda que já produzam fibra de carbono no Japão, na Alemanha e em outra localidade naquele mesmo país. Mesmo assim, a sua capacidade de produção ainda é menor que a Toray, mas ambas são as duas gigantes japonesas nesta área.


4 Comentários para “Componentes de Veículos de Fibra de Carbono”

  1. Guilherme Borba Nogueira
    1  escreveu às 20:12 em 3 de dezembro de 2012:

    O Ásia Comentada é um site quase completo, mas acho estranho o senhor não ter artigos falando sobre “Aikido”, “Judo”, Karate”, “Jujutsu”, “Kendo”, “Taido”, “Kudo” etc. O senhor pratica artes marciais?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 20:25 em 3 de dezembro de 2012:

    Caro Guilherme Borba Nogueira,

    Obrigado pelo comentário. Não pratico artes marciais, e destes esportes entendo um pouco de judo, kendo e um pouco de outros esportes japoneses como o sumô. Mas, parece-me que atualmente está se utilizando mais a força física do que o “do”, que significa caminho, onde a filosofia é mais importante.

    Paulo Yokota

  3. Carlos Silva
    3  escreveu às 17:40 em 4 de dezembro de 2012:

    Dr. Paulo:

    O senhor tem toda razão! No judô, eu tenho visto muita força física e pouca técnica.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 15:56 em 5 de dezembro de 2012:

    Caro Carlos Silva,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota