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Motivos de Otimismo no Atual Cenário Brasileiro: Mocotó

14 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, webtown | Tags: abundância de clientes mesmo com localização distante, criatividade do chef Rodrigo de Oliveira, exemplo do Mocotó, reconhecimento dos críticos, releitura da culinária brasileira, um dos tópicos objetivos para o otimismo no Brasil

Estamos insistindo neste site que o pessimismo em nada ajuda a ninguém, enquanto o otimismo ajuda até a preservar a saúde dos seres humanos. Mas, percorrendo a imprensa brasileira, nota-se que os atuais jornalistas enfatizam notícias negativas, enquanto as mais positivas são relegadas ao segundo plano ou ignoradas. Imaginam que com isto contam com maiores demandas, quando parece que a população anseia pelas notícias positivas. Uma, certamente, é a releitura da tradicional cozinha brasileira, onde o Mocotó, sob comando do chef Rodrigo Oliveira, que conta, mesmo com uma localização fora das regiões mais disputadas, com uma ampla clientela que exige esperas de horas, principalmente nos fins de semana.

Localizado na Vila Medeiros, na parte norte da capital paulista, o trajeto para o restaurante não é dos mais fáceis, exigindo certo cuidado. Quem não chegar antes do meio dia para pegar uma fila, nos sábados e domingos, vai acabar ficando sujeito à espera de horas, ainda que possa ser minorado pela apreciação de centenas de boas cachaças que lá se encontram. O atual chef Rodrigo Oliveira sucedeu o seu pai no estabelecimento, numa região onde predomina a tradicional cozinha nordestina. Mas ele conseguiu uma releitura, respeitando o básico, oferecendo aos seus muitos clientes em porções adequadas para uma ótima degustação, sendo recomendável que seja apreciado num grupo de amigos.

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www.mocoto.com.br

Os prêmios que Mocotó tem recebido, tanto de revistas nacionais como estrangeiras, impressionam e, em 2012, os mais destacados chegam perto de uma dezena, inclusive de críticos rigorosos, podendo-se considerar uma unanimidade na sua especialidade, o que é confirmado pela sua clientela, a preços acessíveis. Nos dias de semana consegue-se lugares com menos dificuldades, que não são poucas, mostrando que ele conta também com uma premiação popular, que é a mais importante.

A primeira impressão dos potenciais clientes pode ser a de uma cozinha pesada, salgada, gordurosa, como a que costuma ser a tradicional nordestina. No entanto, o que se vai encontrar é uma releitura atualizada, como a dos melhores restaurantes da metrópole conhecida como São Paulo, que recebeu influência dos migrantes internos e externos. E se mantém atualizado às tendências de preocupação com a saúde.

Sua pesquisa é constante, bem como as aulas que são ministradas para os que se interessam. E não existe o mistério de receitas secretas, pois o chef Rodrigo Oliveira é aberto. Nina Horta, uma banqueteira consagrada em São Paulo, que mantém uma coluna semanal na Folha de S.Paulo, relatou que um cliente pediu um prato como o do Mocotó. Ela, mesmo constrangida, telefonou pedindo a receita ao chef do Mocotó, que a informou que a mesma já estava postada no seu twitter.

Hoje, não existe nenhum evento gastronômico no Brasil ao qual ele não é convidado, mesmo os internacionais, e suas apresentações são sempre apreciadas, pois são milhares de chefs e alunos que desejam aprender um pouco com ele. Foi noticiado que uma comitiva veio de Londres com a mais consagrada crítica de vinhos para tentar a melhor compatibilização com os mais conhecidos no mundo com os pratos do Mocotó.

Ainda que São Paulo não seja ainda um importante centro gastronômico internacional como pretendem alguns paulistanos, vendo o fenômeno que ocorre com o Mocotó, não se pode deixar de ficar otimista com a perspectiva de sua constante melhoria, devendo-se registrar que a gastronomia tem despertado o interesse de muitos estudantes pelas muitas escolas que se espalham pela cidade, com base em dados concretos. Na área da gastronomia, o Mocotó pode ser um destaque, mas alguns restaurantes tendem a acompanhar este tipo de movimento, ainda que alguns exagerem nos seus preços, servindo mais para que os seus clientes vejam seus conhecidos e sejam vistos por outros.