Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Exageros dos Usos de Computadores e Celulares

18 de abril de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Saúde, webtown | Tags: algumas advertências de especialistas, formas práticas de evitar exageros, os exageros no uso dos computadores e celulares

Um artigo publicado por Andrew Miller no site Health chama a atenção para o uso exagerado de computadores por pessoas de idade, baseado nos artigos publicados por Saori Takagi no seu site Navi Notícias. Ele sistematizou o assunto em alguns itens, sugerindo medidas para evitar os inconvenientes, ressaltando que muitos passaram a trabalhar à distância dos seus locais habituais de trabalho, por poderem fazê-los com o uso da internet. Começou por observar que: 1) risco de esofagite de refluxo pelo excesso de postura comprimindo o estômago que acaba provocando danos ao esôfago. Também provocaria a síndrome da coxa queimada, por e manter a mesma postura por muitas horas. 2) A exposição do rosto ao branco das telas acabaria por acelerar o embraquiçamento do rosto e a acelerar o seu enrugamento. Alguns simples exercícios dos músculos faciais poderiam evitar estes problemas, segundo o autor, concedendo intervalos para estes períodos de concentração. 3) As atenções concentradas sobre os textos dos computadores tendem a provocar o enrugamento das testas que poderiam ser retardadas com exercícios no sentido contrário, o que pode ser feito com a ajuda dos dedos. 4) A concentração por longos períodos tendem a favorecer a formação de bolsões escuros sobre os olhos. Colocando-se pequenos espelhos laterais, olhando-se para os mesmos pode-se fazer pequenos exercícios tirando este excesso de concentração.

computadores-idososidoso1

O que se observa em público é que jovens estão utilizando celulares e outros equipamentos eletrônicos por todos os lugares, notando-se que, além das vantagens de algumas comunicações, está se provocando o efeito contrário do seu isolamento que também exigem contatos pessoais, por se tratarem de pessoas que necessitam de contatos pessoais com o calor humano.

Muitos casais não se conversam mais adequadamente com cada um utilizando estes equipamentos para se atualizarem com notícias e praticarem jogos, entre muitas outras atividades. Estão viciados nestes equipamentos, utilizando-os inclusive em situações de risco, quando suas atenções teriam que estar concentrados, como, por exemplo, nos trânsitos, como se fossem crianças que ainda não possuem a consciência plena destes inconvenientes.

Alguns estudos ainda isolados estão chamando a atenção que as redes sociais, apesar de serem meios eficientes para a disseminação de algumas informações, estão disseminando a sua superficialidade, com informações nem sempre completas.

Estes avanços tecnológicos têm sido rápidos e impactantes, provocando mudanças de hábitos que necessitam ser devidamente analisados para neutralizar algumas tendências desastrosas, pois apesar das facilidades das máquinas continuamos seres humanos com todas as suas necessidades psicológicas.