Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aplausos Entusiásticos ao Valor Econômico

22 de maio de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: cansaço com as tragédias, elevação do ânimo dos empresários, uma edição com informações alvissareiras

Ninguém pode exigir que os meios de comunicação não noticiem as informações que são negativas, mas como também acontecem muitos fatos estimuladores, o balanço razoável ajudaria a formar uma opinião equilibrada. O número de hoje do jornal Valor Econômico traz uma série de notícias alvissareiras que são estimulantes para todos os que ainda possuem a capacidade de se estimular com tantos fatos positivos. Na manchete principal, informa que a União bloqueia gastos de R$ 27 bilhões, quando todos estão preocupados com a atuação fiscal do governo. Só para destacar as mais importantes da primeira página, noticia que a Anatel planeja estímulos à concorrência, quando todos se preocupam com a qualidade atual dos serviços de comunicação. Numa outra matéria, anuncia a descoberta da Embrapa que revoluciona os transgênicos, que, como a soja, acabaram dominando a produção brasileira, e que preocupam alguns consumidores.

Ainda na primeira página informa que o setor químico critica falta de plano setorial, o que costuma ser partilhado também por outras áreas empresariais. Sobre o complexo problema tributário, o jornal traz que o governo volta a negociar ICMS, que virou uma das mais complexas questões que afetam Estados e produtores. Ainda anuncia que os gestores agora apostam em alta do dólar, que vem ajudando outros países a se tornarem competitivos. E a questão da auditoria é colocada francamente, pois todos estão preocupados com muitas das suas falhas.

ValorKazu

Nas páginas internas, a coluna de Cristiano Romero registra a vitalidade na economia, noticia-se uma pequena redução das pressões inflacionárias, o crescimento do setor intermediário, a arrecadação tributária ainda baixa, mais vagas para empregos na indústria e a proposta da CNI para aumentar a competitividade do país. Poucas economias poderiam contar com matérias tão estimulantes.

As informações provenientes do exterior continuam preocupantes, mas as noticias sobre as empresas são positivas, como a aceleração dos novos lançamentos de produtos, novas encomendas para a Embraer, preparativos para pesquisas em águas profundas.

Comentam-se iniciativas de pequenas e médias empresas, os esforços que estão sendo feitos no setor financeiro, as naturais variações do mercado cambial e financeiro. O que parece muito importante, comparando com os importantes veículos de comunicação social do mundo, é que não se nota o predomínio total de informações negativas, de desastres, ainda que eles também sejam noticiados.

Que dificuldades existem ninguém pode negar, mas os sinais que predominam são de iniciativas para superá-los, de forma criativa e pragmática, sabendo que existem muitos problemas que só poderão ser minorados numa perspectiva de prazo longo.

O importante parece transmitir que existem muitos que estão lutando, encontrando formas criativas para superar as naturais limitações que existem, tanto no mundo econômico como político.